CMTU fiscaliza e orienta trânsito na avenida Rio Branco

Avenida que recebeu faixa exclusiva de ônibus terá fiscalização de agentes da Companhia de Trânsito durante toda a semana
A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) informou que iniciou hoje (19) na avenida Rio Branco a fiscalização e orientação aos motoristas que trafegam no local. A mobilização acontece devido à funcionalidade da faixa exclusiva de ônibus, iniciada na avenida, desde o dia 11 deste mês.
A companhia de trânsito encaminhou 12 agentes ao local, que realizam os serviços das 7h às 20h, durante toda a semana. A ação é desenvolvida em toda a extensão da faixa exclusiva para ônibus, que liga as regiões norte e sul, com 8.500 m. A faixa percorre as avenidas Rio Branco e Winston Churchill, a rua Francisco Gabriel Arruda, até chegar na Saul Elkind.
A avenida Rio Branco recebe 740 viagens de ônibus por dia, das 7h às 20h, atendendo 37 mil usuários. Percorrem, ainda, a avenida, 18 mil veículos particulares por dia, transportando 23.400 pessoas; quase uma pessoa por veículo. Ao todo, serão 60.400 pessoas beneficiadas, por dia, pela faixa exclusiva.
O diretor de Trânsito e Transporte da CMTU, Wilson de Jesus, disse que os agentes vão emitir multa de trânsito para aqueles que não respeitarem a nova sinalização. “O motorista que utilizar a pista exclusiva para ônibus, sem a intenção de fazer a conversão, será penalizado com multa média, em que perderá quatro pontos na carteira, além de pagar a taxa de R$ 82”, esclareceu.
A faixa exclusiva de ônibus é a terceira e a maior implantada pela CMTU na cidade. O objetivo desse serviço é melhorar o trânsito nas ruas mais movimentadas de Londrina. “As pessoas que utilizam essas vias estão fazendo uma economia de até 20 minutos por viagem”, enfatizou Wilson de Jesus.
Fotos: Luiz Jacobs.




