Destaques

Prefeito premia ganhadoras do concurso fotográfico

Prefeito premia ganhadoras do concurso fotográfico

Durante o evento no Museu de Arte ainda houve a abertura da exposição das fotografias do concurso

O prefeito Barbosa Neto, juntamente com a secretária da Mulher, Sueli Galhardi, entregou hoje (25) a premiação do concurso fotográfico “O Olhar da Mulher sobre Londrina”. Durante a cerimônia de premiação no Museu de Arte de Londrina, foi realizada, também, a abertura da 1ª exposição das fotos do concurso que permanecerá no Museu até o dia 31 de julho.

O evento contou ainda com a apresentação da Banda de Músicos de Londrina. O concurso é resultado da parceria entre a Secretaria da Mulher com o Foto Clube de Londrina e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher que estiveram representados pelo presidente do Foto Clube, Mário Jorge, e pela representante do Conselho, Silvia Brasão.

O concurso recebeu o apoio do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Londrina e Região (Sintracom), que esteve representado por Lindelma Chionpato, da Rede de Farmácias Drogamais, por Rosângela Bonâncio, e do Provopar Londrina, através da gerente administrativa, Ana Lúcia Conde.

Prefeito premia ganhadoras do concurso fotográficoBarbosa Neto, durante a cerimônia, agradeceu a anfitriã do evento, Sandra Jóia. “Nós agradecemos mais uma vez por ceder este espaço maravilhoso, não só para nossa administração, mas para tantos eventos importantíssimos para a cidade de Londrina que são realizados no Museu.” O prefeito também agradeceu a secretária Sueli por mais este momento e a todos os parceiros.

Sobre a fotografia, o prefeito falou ser “a arte mais bela de todas que tem que ter dom e sensibilidade não só por registrar os momentos, mas também por fazer esta exposição.”

Segundo o prefeito, “a exposição, através do olhar feminino, pode captar essas imagens que serão eternizadas e ter a honra de todos os trabalhos serem expostos aqui no Museu de Arte de Londrina”, e completou que a inquietude da mulher é muito importante. “Tem tanta coisa para a mulher fazer, com tantos trabalhos e atribuições a fazer, a cuidar, e ainda mais esta iniciativa. As mulheres são realmente especiais.”

“A Secretaria da Mulher vem desempenhando um papel importantíssimo na cidade. Enquanto todos cogitavam extinguir a Secretaria, ela está aí. Semana passada com o ‘Mulheres inventando moda’ resgatando mulheres guerreiras, mulheres vítimas da violência, mulheres subjulgadas e que tem, cada vez mais, o apoio da Secretaria”, o prefeito ainda citou a Lei Maria da Penha, a Delegacia da Mulher 24 horas, a saúde da mulher presidiária, a Casa da Mulher e as mulheres dentro do prédio da prefeitura, como ações desempenhadas pela Secretaria da Mulher.

O prefeito agradeceu a todos os parceiros do concurso. “Eu quero registrar o nosso agradecimento a toda a comunidade pelo trabalho maravilhoso e por essa belíssima parceria. Parabéns às mulheres pela coragem de participar, de sair de suas casas, de sair, às vezes, da zona de conforto para ousar, para buscar o seu espaço”, concluiu.

A secretária da Mulher, Sueli Galhardi, falou da importância de voltar ao Museu de Arte. “Nós já estivemos aqui lançando o concurso durante a Semana da Mulher e, neste momento, estamos felizes por poder presentear estas mulheres e parabenizar a todas as participantes deste concurso.”

“Para nós, é importante dizer que este é um momento inédito, que é a primeira vez que nós fazemos isso dentro da cidade de Londrina, através da Secretaria da Mulher. Agradecemos ao prefeito, por este apoio e por este trabalho que nós temos desenvolvido à frente da Secretaria”, declarou Gualhardi.

Sueli concluiu, agradecendo as 47 participantes e aos parceiros. “ Foi um momento importante dentro da cidade de Londrina, em que as mulheres puderam retratar o seu olhar, aquilo que elas imaginam e veem aqui que observam no cenário da cidade de Londrina.”

A representante da farmácia Drogamais, Rosângela Bonâncio, disse estar imensamente honrada em participar do evento. “A rede Drogamais tem sempre essa visão de participar com a comunidade.”

A gerente administrativa do Provopar, Ana Lúcia Conde, agradeceu em nome do Programa. “Eu gostaria de agradecer por poder colaborar com a Secretaria da Mulher e dizer que nós estamos sempre à disposição da prefeitura e de todas as secretarias.”

Lindelma Chionpato, representante do Sintracom, agradeceu ao prefeito por ele fazer a diferença, estar presente em eventos como a entrega de prêmios e ser sensível às causas das mulheres. “Parabenizo a Sueli, como mulher, pela sensibilidade de ter as iniciativas que tanto têm deixado as mulheres de Londrina felizes.”

A diretora do Museu de Arte, Sandra Jóia, falou sobre a integração entre as secretarias. “Quero sempre manifestar a minha vontade desta integração entre as secretarias e eu acho isso muito importante porque nós agregamos valores e de pequenas ações nós realizamos grandes ações.” Sobre a arte fotográfica, Sandra disse sempre se emocionar. “Sou apaixonada pela arte de fotografar.”

A vencedora do concurso, Olga Leiria, explicou como a foto foi feita. “Eu tinha um monte de foto que mostrava diversos pontos turísticos de Londrina, mas eu queria fazer alguma coisa em que as pessoas não estivessem habituadas a ver que é o Estádio do Café. Ele é grandioso e tenho um carinho por ele.” Ela explicou que o homem que está subindo as escadas é um vendedor de amendoins. “Nós dois estávamos trabalhando, ele vendendo amendoim e eu fotografando. Ele já estava indo embora e eu também. Foi a minha última foto.”

Olga também falou sobre a importância do evento para a cidade. “O concurso fez toda a sociedade interagir. Você não precisa ser um profissional para fazer belas fotos. O que vale é o coração, você gostar daquela foto e é aquele instante, você estar no momento certo para fazer uma foto boa.”   

Concurso Fotográfico

O concurso foi lançado no dia 15 de março, durante a 19ª Semana Municipal da Mulher, também no Museu de Arte de Londrina. Participaram do concurso, 47 mulheres, totalizando 140 fotografias. A temática das fotos visava expor o olhar feminino sobre a cidade de Londrina, como os espaços, as pessoas, a cultura e os atrativos turísticos no cotidiano da metrópole.

O comitê julgador, composto por dois representantes do Foto Clube e um do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, escolheu três fotos, das 140. Em primeiro lugar, a fotografia premiada é a de Olga Leiria, com o tema “Acabou”. A segunda colocada é o trabalho “Londrina 3”, de Gina Viviane Mardones Loncomilla. Em terceiro lugar, foi escolhida a foto de Maria Beatriz Breve Fernandes, nomeada como “Antigo x Modernidade”. 

Além das três primeiras colocadas, foram indicadas seis fotos que receberam Menção Honrosa. O concurso deu, para a primeira colocada, prêmio de R$ 1.500, para a segunda R$ 500 e a terceira ganhou um aparelho de DVD portátil. Na solenidade, foram entregues, também, certificados de participação para todas as candidatas presentes.

Fotos: Luiz Jacobs.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos