Prefeito entrega horta comunitária no Jamile Dequech
Projeto é resultado da parceria entre o município e a comunidade, garantindo aos moradores uma alimentação saudável
Londrina ganhou mais uma horta comunitária na tarde de ontem (25). Com a horta do Jamile Dequech, região sul, a cidade já contabiliza 20 hortas. A horta comunitária está localizada na rua Seizo Yabe com a Doutor Luiz Aranda.
A cerimônia contou com a presença de agentes de trânsito da Companhia Municipal de Trânsito (CMTU) e da Guarda Municipal, que também colabora com as realizações dos eventos da Prefeitura de Londrina. E, prestigiando o evento, estavam os alunos do 2° ano da Escola Municipal Irene Aparecida da Silva, acompanhados da diretora Catarina Almeida Batista.
O terreno totaliza 1.200 m², sendo a horta cultivada em uma área de 400 m², dividida em 30 canteiros de 10 m² cada, beneficiando 30 famílias da região. São 5.200 pés de salsinha, cebolinha, alface americana, alface crespa, alface roxa e rúcula.
A água utilizada para irrigar a plantação é canalizada de um rio da região, através de borrachas implantadas embaixo do asfalto. Todo o terreno já foi preparado para a comunidade dar continuidade ao trabalho, podendo estender a horta por todos os 1.200 m².
O coordenador desta horta comunitária, Gabriel Benaglia, servidor da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, ressaltou a importância da canalização da água do rio para os moradores. “Para se ter uma horta, precisamos de água. E, nesta horta, temos água em fartura de graça para a comunidade do Jamile Dequech. O tempo inteiro, todo o dia”, disse o coordenador.
Benaglia falou também do benefício da horta à saúde da comunidade do Jamile Dequech. “Esta horta comunitária vai trazer tantos benefícios e muita saúde aos moradores”. Ele completou, agradecendo a todos os membros da comunidade que acompanharam a construção da obra.
Os moradores Dorival da Silva e Milton Caetano são exemplos de voluntários que acompanharam e ajudaram na construção da horta. Em nome de todos os moradores, Milton Caetano agradeceu a equipe da Secretaria de Agricultura e o prefeito Barbosa Neto. “Obrigado por terem trazido essa maravilha para a nossa comunidade”, disse.
A secretária Municipal de Agricultura e Abastecimento, Marisol Chiesa, reforçou a importância da horta na melhoria da saúde. “Alimento é vida, que nos dá a saúde, para a gente poder trabalhar, aprender e ensinar para nossas crianças o amor à terra e o amor à vida”, observou a secretária
Marisol garantiu, até o fim da administração Barbosa Neto, a formação de 40 hortas comunitárias por toda a cidade de Londrina. E agradeceu a presença das crianças da escola da região.
O prefeito Barbosa Neto parabenizou as crianças, que se alimentam de comida saudável, e os representantes da comunidade e da Secretaria de Agricultura. “Esta horta comunitária, antes era um depósito de lixo, hoje é uma das mais bonitas. Aqui, não vai ser usado agrotóxico, as pessoas vão aprender a cultivar com as suas próprias mãos e ter um lucro muito bom com o excedente”, destacou Barbosa Neto.
Também estiveram presentes na inauguração da horta comunitária, o coordenador geral do projeto, Carlos Eikiti Hirooka, o secretário Municipal de Obras e Pavimentação, Aguinaldo Rosa, a secretária da Mulher, Sueli Galhardi, a secretária de Assistência Social, Jacqueline Micali, e a presidente do IPPUL, Regina Nabhan.
Compromissos para o Jamile Dequech
O prefeito Barbosa Neto também assumiu compromissos com os moradores do Jamile Dequech. “Em 45 dias, vamos estar com a academia de ginástica ao ar livre funcionando, se a chuva não atrasar esta obra, além da pista de caminhada”, declarou.
Barbosa Neto lembrou de duas obras importantes para a região, que estão em andamento. A primeira é o viaduto de transposição da PR-445, que liga os conjuntos Jamile Dequech e União da Vitória, além do término da construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jamile Dequech.
Fotos: Luiz Jacobs.