Barbosa Neto inaugura horta comunitária no jardim Paulista

Horta é a primeira cultivada em um terreno particular, cedido pelo proprietário; horta também terá ervas medicinais
O prefeito Barbosa Neto inaugurou na tarde de ontem (26) a 21ª horta comunitária da cidade. A horta está localizada na rua Visconde de Guarapuava, 206, esquina com a rua Barão de Jaraguá. Vários moradores do jardim Paulista estiveram presentes na cerimônia de inauguração, assim como a Guarda Municipal.
Esta horta vai beneficiar 16 famílias que, além utilizarem a horta para o consumo de alimento saudável, também podem revender o excedente e incrementar a renda familiar. O terreno é de 250 m², onde serão cultivados: cebolinha, salsinha, alface crespa, alface roxa, alface americana, cenoura, rabanete, rúcula e brócolis.
De acordo com o coordenador geral do programa municipal de hortas comunitárias, Carlos Eikiti Hirooka, esta é primeira horta cultivada em um terreno privado. “O senhor Marcelo José Savíni ofereceu o terreno à comunidade”, disse. “Outro diferencial é que nós estamos aproveitando a água da chuva, captando da calha da casa do senhor Emílio”, completou Eikiti.
O coordenador explicou como foi realizada a adaptação do terreno. “Era um terreno muito irregular, cheio de entulho. Inicialmente, havíamos pedido que o presidente do bairro retirasse esse entulho. Mas ele gastaria muito dinheiro e ia encontrar muita dificuldade. Então nós, da Prefeitura, colocamos esse entulho para servir como muro de arrimo e escondemos outros. Conseguimos fazer dois patamares para a construção deste canteiro”, esclareceu.
Ele disse ainda que a intenção da comunidade é utilizar a horta para cultivar ervas medicinais. Eikiti informou que a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento já está trabalhando na construção de hortas no conjunto Ruy Virmond Carnascialli, Tocantins, Primavera e Avelino Vieira.
Barbosa Neto agradeceu a todos os responsáveis efetivos pela inauguração da 21ª horta comunitária de Londrina. “Quero parabenizar também a todas as 16 famílias que vão desfrutar dos produtos hortifrutigranjeiros que serão produzidos aqui. Quero agradecer ainda a parceria com o SESI”, destacou.
“A comunidade tem a oportunidade de cultivar, sem agrotóxicos, sem a presença de qualquer artifício que venha destruir a maravilha que nasce da própria terra. É o alimento seguro, o alimento saudável”, frisou Barbosa Neto.
O prefeito também falou que outras cidades estão vindo buscar o exemplo de Londrina, com o programa de hortas comunitárias. “Pode ser tão pequena, tão simples, mas tem um valor inestimável. Além de estarmos fornecendo um alimento saudável à população, estamos ensinando noções de ecologia e de cidadania”, completou.
A secretária Municipal de Agricultura e Abastecimento, Marisol Chiesa, ressaltou a importância da alimentação saudável. “Alimento é vida. E quando nós entregamos mais uma horta, estamos entregando alimento seguro à população. Sem agrotóxico”, disse. “Quando a comunidade se une a um prefeito comprometido e preocupado com a alimentação da nossa cidade, que coloca uma equipe a favor do nosso município, para melhorar a alimentação, não tem como o projeto não prosperar”, completou a secretária.
O presidente da Associação de Moradores do Jardim Paulista, que é também presidente desta horta, Aédio Moreira Meirelles, agradeceu o apoio da Prefeitura e do SESI. “Estou muito feliz em ver este trabalho bonito que vocês têm prestado para nós. Agradeço também a comunidade que está participando de coração”, frisou.
A coordenadora da horta, Maria José da Costa, também fez seus agradecimentos, e pediu a colaboração dos moradores do jardim Paulista. “É uma horta comunitária, que vai servir para todos nós. Com a ajuda de todos, tenho certeza que nós teremos muitos benefícios com isso”, garantiu.
A presidente da Associação dos Artesãos de Londrina, Neusa Alves Ferreira, explicou como surgiu a ideia da construção de uma horta no jardim Paulista. “Pensamos em uma horta de plantas medicinais. Mas, a equipe da Secretaria de Agricultura nos sugeriu algo melhor, e nos ensinou, nos orientou bastante. Eles foram incansáveis. Vieram várias vezes aqui dar orientação para gente. Estou encantada e animada para plantar do jeito que eles nos ensinaram”, contou.
Também, estiverem presentes no evento de inauguração da 21ª horta comunitária de Londrina, o secretário do Ambiente, José Novaes Faraco; a secretária de Assistência Social, Jacqueline Micali; o servidor da secretaria de Agricultura, Gabriel Benaglia; o proprietário do terreno, Marcelo José Savíni, e as assistentes sociais do SESI, Roberta Rufino e Priscila Kumyoshi, que foram importantes no processo de implantação da horta.
Compromissos
O prefeito Barbosa Neto aproveitou a oportunidade para traçar alguns compromissos com os moradores do jardim Paulista. Um dos pedidos da população, ouvido pelo prefeito na Escola Municipal América Sabino Coimbra, é a instalação de uma academia ao ar livre. “Nos próximos meses, vamos instalar uma academia para vocês poderem fazer exercícios e combater diversas doenças”, garantiu.
Barbosa Neto também falou sobre outra solicitação da comunidade. “Vamos fazer a terraplenagem e colocar as traves. Fazer o campinho de futebol funcionar”, encerrou o prefeito.
Fotos: Luiz Jacobs.




