Cidade

Planetário de Londrina realiza exibições amanhã

Sessões sobre astronomia para todas as faixas etárias serão exibidas em três horários diferentes, às 15h, 16h e às 17h

Planetário de LondrinaO Planetário de Londrina exibe amanhã (6) três sessões, às 15h, às 16h e às 17h. A sessão das 16h é voltada ao público infantil e as outras duas ao público adulto. A programação faz parte da iniciativa de abrir o planetário e oferecer atrações ao público londrinense, que antes aconteciam todo último sábado do mês, e que passam a ser realizadas no primeiro sábado de cada mês, a partir deste semestre.

Às 15h, será exibido o documentário “Como funciona o Universo – Luas”. A exibição das 16h, com linguagem lúdica, diálogos e personagens, é voltada para o universo infantil. “TAINÁ-KAN (Estrela da Manhã)” conta a história de um indiozinho que parte para uma aventura pelo espaço junto com a deusa Jaci (Lua), em busca de explicações sobre o dia e a noite. Em sua viagem, ele acaba descobrindo sobre o Universo, seu planeta e alguns corpos que compõem o Sistema Solar.

A última sessão, com início às 17h, faz uma viagem pelo espaço. “O Céu de Londrina” começa abordando o Universo, passando por vários sistemas estelares e chegando ao Sol, Sistema Solar, planeta Terra e Planetário de Londrina. Dessa forma, o público presente descobre o Céu de Londrina, visualizando as suas constelações Zodiacais, Órion e o Cruzeiro do Sul. Se o tempo estiver limpo, será realizada ainda a observação do sol, através de telescópio.

De acordo com a planetarista, Juliana Romanzini, a proposta de abrir o Planetário todo primeiro sábado do mês, para o público em geral, tem o objetivo de atrair as pessoas para o local e divulgar a astronomia.

“Durante a semana, o planetário trabalha com horários agendados, geralmente atendendo escolas. Ao abri-lo todo primeiro sábado do mês, buscamos divulgar a astronomia e a ciência ao público em geral, através de atividades diferentes”, destacou a planetarista.

A entrada para o documentário “Como funciona o Universo – Luas” é gratuita. As duas exibições seguintes custam R$ 3 por pessoa. O Planetário fica na rua Benjamin Constant, 800, próximo ao Museu Histórico.

Foto: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos