Cidade

Sine inicia curso para implementar Portal Mais Emprego

A agência fecha de 15 a 19 deste mês, para capacitar atendentes em migração dos dados para o novo sistema

O Sistema Nacional de Emprego (SINE) de Londrina inicia hoje (15) o curso de capacitação dos seus atendentes para implantação de novo portal que se estende até sexta-feira (19). No próximo dia 22 de agosto, o Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM) começa a funcionar nas agências do Sine em Londrina. Devido à implantação deste novo sistema, o serviço da agência será paralisado durante uma semana. Os trabalhos retornam na segunda-feira (22).

O curso de capacitação é ministrado por técnicos do Ministério do Trabalho e Emprego. Todos os funcionários do Sine de Londrina participam do curso que trata, de hoje até quarta-feira, sobre intermediação de mão de obra; na quinta-feira, sobre seguro desemprego e, para finalizar, na sexta-feira, sobre seguro desemprego e a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).

“Até o dia 19, todo pessoal do Sine estará envolvido com o curso de capacitação, no esforço de operacionalizar o novo portal durante todo o dia. Estamos aproveitando o período, em que o sistema está fora do ar, para transferência de dados, ou seja, fora de funcionamento, para treinar os atendentes da agência”, explicou a diretora do Sine de Londrina, Neiva Sefrin.

O novo sistema traz uma base unificada de dados, que integra as informações de todo o território nacional, incluindo o Sine, superintendências regionais do Trabalho, Caixa Econômica Federal e entidades de qualificação profissional. O novo portal possibilita ainda aos trabalhadores e empregadores concorrer a vagas de emprego disponibilizadas nas agências do Sine, sem sair de casa, além de poder acessar informações sobre seu benefício do seguro desemprego, consultar vagas disponíveis e fazer seu pré-cadastro no órgão.

Sobre as mudanças no formato do seguro desemprego, por meio desse novo sistema, ao mesmo tempo em que entrar com o pedido do benefício, o trabalhador será encaminhado para vagas de emprego disponíveis, condizentes com sua ocupação anterior e com salário igual ou superior. O trabalhador que recusar o novo emprego, sem justificativa legal, terá o pagamento do seguro desemprego cancelado, como previsto na Lei nº 7.998/90, artigo 19, que regula o programa do seguro desemprego. A meta do novo portal é também reduzir gradativamente a concessão dos benefícios do seguro desemprego.

A diretora do Sine disse que tais medidas atendem à legislação em vigor e visam diminuir o tempo utilizado para recolocação do trabalhador no mercado de trabalho. “O foco do novo portal é garantir emprego de forma rápida ao trabalhador”, destacou Neiva.

O novo portal estará disponível a partir do dia 22 de agosto, no endereço eletrônico: http://maisemprego.mte.gov.br., que vai funcionar em Londrina e em todo o Paraná, assim como em muitos estados brasileiros.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos