Cidade

Acesf realiza mutirão de limpeza no Cemitério Padre Anchieta

Todos os cemitérios municipais de Londrina estão recebendo o serviço de limpeza, de pequenos reparos e de organização, para o feriado

Para deixar as ruas internas do Cemitério Municipal Padre Anchieta limpas e mais bonitas para a visitação, que se intensificará nos próximos dias, a Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) deu início a um mutirão de limpeza. Servidores municipais da autarquia, da Secretaria Municipal de Ambiente (Sema), de Obras e Pavimentação e da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) estão no local. Além do Padre Anchieta, funcionários estão intensificando os serviços em todos os demais cemitérios da zona urbana e rural.

Segundo o superintendente da Acesf, Péricles Deliberador, o objetivo é deixar os espaços públicos prontos e organizados para receber os visitantes durante o feriado de Finados, celebrado em 2 de novembro. Para isso, os servidores estão recolhendo entulhos, galhos, folhas e outros materiais que vieram com os ventos fortes do último fim de semana, assim como estão pintando o meio-fio dos cemitérios e fazendo pequenos reparos que são necessários. “O Cemitério Padre Anchieta está entre os três maiores de Londrina, sendo o mais arborizado de todos e o que mais sofreu com os ventos fortes e a chuva do fim de semana. Ali, os trabalhos estão sendo feitos em forma de mutirão, com a união de esforços. Mas, é bom lembrar que todos os demais cemitérios estão com equipes trabalhando”, contou.

Foto: Vivian Honorato

Os servidores da Acesf estão fazendo a varrição interna dos cemitérios, pequenos reparos com cimento e a pintura interna; já os profissionais da Sema estão ajudando com a poda de levante das árvores e retirada de galhos e troncos de árvores caídas; dois servidores da Obras e Pavimentação também ajudam nesses trabalhos. Já os funcionários da CMTU estão pintando a parte externa dos cemitérios, como as vagas de estacionamento, além de fiscalizarem os vendedores ambulantes de flores, velas e demais objetos comercializados do lado de fora dos cemitérios.

O gerente de Fiscalização e Manutenção de Cemitérios da Acesf, Odair dos Reis, lembrou que, anualmente, a autarquia intensifica os trabalhos de limpeza em geral, de reparos e recolhimento de entulhos nessa época do ano. Isso porque, com o aumento da visitação, aumenta-se também a sujeira deixada por alguns visitantes. “Temos 48 funcionários trabalhando, nos cemitérios da zona urbana e dos distritais, sem medir esforços. Porque, apesar de deixarmos latões e caçambas de lixos em todos os locais, ainda têm pessoas que abandonam lixo no lugar errado, o que acaba sujando os cemitérios e causando desordem”, contou.

Assim, para que tudo fique em ordem, os funcionários trabalharão até o dia 1º de novembro. Além disso, no dia 2 de novembro, outros servidores da Acesf estarão nos cemitérios para orientar a visita e observar o uso obrigatório da máscara de proteção facial e a proibição de flores artificiais e embalagens de plástico, e para ajudar aqueles que não conseguirem encontrar o jazigo correto. Na entrada de todos os cemitérios terá álcool em gel para higienização das mãos e tambores para descartar o lixo.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos