Prefeito visita instalações de novo cemitério
O Cemitério Metropolitano Parque das Allamandas, localizado na região oeste de Londrina, inicia hoje suas atividades
O prefeito Barbosa Neto visitou hoje (19) as instalações do novo Cemitério Metropolitano Parque das Allamandas, localizado na região oeste da cidade, ao lado da antiga fábrica de pisos Eliane. O empreendimento, iniciado há mais de 12 anos, foi construído, atendendo a todas exigências ambientais, inclusive o mais rigoroso estudo ambiental, o EIA-RIMA.
O prefeito destacou a importância do novo empreendimento para Londrina e região. “Estão de parabéns, todos os empresários que elevaram ainda mais o nome de Londrina com esta obra. Eles acabam suprindo uma demanda imensa da cidade, na questão dos jazigos, mas essa prerrogativa continua sendo da cidade e precisamos pensar também em um novo cemitério municipal”, disse.
O Parque das Allamandas tem a possibilidade de construção de 18 mil jazigos. O cemitério já dispõe de um o crematório e o serviço deve ser oferecido à população, a partir próximo ano. Com um projeto paisagístico moderno, o cemitério tem área total de 120.000 m² e conta com quatros salas de velório, saguão de permanência, salão ecumênico, banheiros, floricultura, lanchonete, estacionamento interno, todos com ambientes climatizados. O Parque das Allamandas oferece ainda segurança 24 horas, com monitoramento de câmaras e serviço inédito de auxiliador, profissional disponibilizado para acompanhar as famílias nos procedimentos de velório e enterro.
A superintendente da Acesf, Luciana Viçoso, lembrou que o novo cemitério amplia as possibilidades de escolha dos londrinenses. “Londrina está bem atendida com esse novo empreendimento diferenciado. A Acesf continua fazendo todos os controles em relação aos registros de óbitos, mas essa é uma opção a mais para os londrinenses”, enfatizou.
O proprietário do empreendimento, José Rodrigo Neves, disse que o Cemitério Parque das Allamandas é um projeto inovador e diferenciado de todos os outros cemitérios de Londrina e foi preparado para atender a todas as cidades no entorno. “No cemitério, foi investido algo em torno de 14 milhões. O projeto em si é de 1998. Efetivamente, em 2006, desenvolvemos a questão do EIA-RIMA; em 2007, começamos a desenvolver os projetos arquitetônicos e, enfim, em 2009, iniciamos a obra. Construímos um empreendimento para atender a todas as camadas da população, da classe A à D, em que os jazigos podem ser adquiridos em prestações de até 60 meses”, destacou.
Serviço público
O novo cemitério vem somar aos investimentos realizados pela Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf), na administração Barbosa Neto. Londrina contava com seis capelas mortuárias municipais até o ano de 2009. Destas, quatro já foram reformadas, ampliadas e modernizadas; as duas capelas do Jardim da Saudade e as duas da avenida JK. O prefeito já construiu também outras quatro novas capelas, localizadas no Jardim da Saudade, duas no parque Ouro Verde e uma no jardim Monte Cristo. Hoje, Londrina conta com dez capelas mortuárias municipais.
Estão em processo de licitação, mais cinco capelas mortuárias, com investimento total de R$ 1.076.845,35. Cada capela será construída em um local da cidade, com o padrão de construção de 80 m², em média. Os bairros beneficiados serão: Jardim Maracanã, Jamaica, Jardim Santa Rita, Distrito de Maravilha e União da Vitória II.
Foto: Luiz Jacobs