Cidade

Prefeito visita instalações de novo cemitério

O Cemitério Metropolitano Parque das Allamandas, localizado na região oeste de Londrina, inicia hoje suas atividades

ParqueAllamandasO prefeito Barbosa Neto visitou hoje (19) as instalações do novo Cemitério Metropolitano Parque das Allamandas, localizado na região oeste da cidade, ao lado da antiga fábrica de pisos Eliane. O empreendimento, iniciado há mais de 12 anos,  foi construído, atendendo a todas exigências ambientais, inclusive o mais rigoroso estudo ambiental, o EIA-RIMA.

O prefeito destacou a importância do novo empreendimento para Londrina e região. “Estão de parabéns, todos os empresários que elevaram ainda mais o nome de Londrina com esta obra. Eles acabam suprindo uma demanda imensa da cidade, na questão dos jazigos, mas essa prerrogativa continua sendo da cidade e precisamos pensar também em um novo cemitério municipal”, disse.

O Parque das Allamandas tem a possibilidade de construção de 18 mil jazigos. O cemitério já dispõe de um o crematório e o serviço deve ser oferecido à população, a partir próximo ano. Com um projeto paisagístico moderno, o cemitério tem área total de 120.000 m² e conta com quatros salas de velório, saguão de permanência, salão ecumênico, banheiros, floricultura, lanchonete, estacionamento interno, todos com ambientes climatizados. O Parque das Allamandas oferece ainda segurança 24 horas, com monitoramento de câmaras e serviço inédito de auxiliador, profissional  disponibilizado para acompanhar as famílias nos procedimentos de velório e enterro.

A superintendente da Acesf, Luciana Viçoso, lembrou que o novo cemitério amplia as possibilidades de escolha dos londrinenses. “Londrina está bem atendida com esse novo empreendimento diferenciado. A Acesf continua fazendo todos os controles em relação aos registros de óbitos, mas essa é uma opção a mais para os londrinenses”, enfatizou.

O proprietário do empreendimento, José Rodrigo Neves, disse que o Cemitério Parque das Allamandas é um projeto inovador e diferenciado de todos os outros cemitérios de Londrina e foi preparado para atender a todas as cidades no entorno. “No cemitério, foi investido algo em torno de 14 milhões. O projeto em si é de 1998. Efetivamente, em 2006, desenvolvemos a questão do EIA-RIMA; em 2007, começamos a desenvolver os projetos arquitetônicos e, enfim, em 2009, iniciamos a obra. Construímos um empreendimento para atender a todas as camadas da população, da classe A à D, em que os jazigos podem ser adquiridos em prestações de até 60 meses”, destacou.

Serviço público

O novo cemitério vem somar aos investimentos realizados pela Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf), na administração Barbosa Neto. Londrina contava com seis capelas mortuárias municipais até o ano de 2009. Destas, quatro já foram reformadas, ampliadas e modernizadas; as duas capelas do Jardim da Saudade e as duas da avenida JK. O prefeito já construiu também outras quatro novas capelas, localizadas no Jardim da Saudade, duas no parque Ouro Verde e uma no jardim Monte Cristo. Hoje, Londrina conta com dez capelas mortuárias municipais.

Estão em processo de licitação, mais cinco capelas mortuárias, com investimento total de R$ 1.076.845,35. Cada capela será construída em um local da cidade, com o padrão de construção de 80 m², em média. Os bairros beneficiados serão: Jardim Maracanã, Jamaica, Jardim Santa Rita, Distrito de Maravilha e União da Vitória II.

Foto: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos