Controladoria-Geral promove oficina sobre plataforma de prestação de contas
Realizada nesta quarta-feira (27), a atividade é voltada a 30 servidores e tomadores de recursos da Secretaria Municipal de Educação

Na tarde desta quarta-feira (27), a Controladoria-Geral do Município fez uma oficina de capacitação para 30 servidores da Secretaria Municipal de Educação (SME) e munícipes que atuam como tomadores de recursos. Realizada no Auditório da Prefeitura, a atividade teve como objetivo orientar os participantes sobre a implantação e o uso de uma nova plataforma eletrônica, voltada à prestação de contas das parcerias firmadas pelo Município com organizações da sociedade civil.

No dia 4 de novembro, a oficina será oferecida para outros servidores e tomadores de recursos da SME e, na semana seguinte, contemplará outros órgãos da administração municipal (veja o cronograma abaixo). A capacitação é ministrada por duas servidoras da Diretoria Revisora de Contas da CGM: a gerente de Fiscalização de Recursos Concedidos, Daniele Yenes Galão; e a gerente de Fiscalização de Recursos Recebidos, Regina Motoki de Oliveira. A ação conta com apoio da Diretoria de Planejamento e Gestão.
Iniciado em agosto, por meio de um projeto-piloto realizado junto a 20 tomadores de recursos e servidores da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), o treinamento está alinhado à lei federal no 13.019/2014. A norma estabelece que o Município deve implantar uma plataforma eletrônica para as prestações de contas dos recursos concedidos através de parcerias.
A gerente de Fiscalização de Recursos Concedidos, Daniele Yenes Galão, explicou que o novo sistema de prestação de contas foi desenvolvido pela Equiplano, empresa que executa o gerenciamento contábil do Município. Segundo Yenes, após a conclusão dos treinamentos, a Prefeitura e a Equiplano oferecerão suporte e acompanhamento para os responsáveis por operar a ferramenta.

“O sistema será implementado em toda a Prefeitura até o fim do ano. Por isso, nosso objetivo é que todos os 200 tomadores de recursos da administração participem da oficina. Iniciamos com a FEL, e a adaptação dos usuários da plataforma está indo muito bem. Uma das vantagens do novo sistema é que todas as informações inseridas lá são divulgadas, automaticamente, no Portal da Transparência”, disse a gerente.
Cronograma –
Secretaria da Educação – 27/10 e 04/11
Secretarias do Idoso/Cultura/Governo/Saúde – 09/11
Secretaria de Assistência Social – 11 e 12/11
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a gerente de Fiscalização de Recursos Concedidos, Daniele Yenes Galão, pelo telefone (43) 3372-4137.