Famílias da região oeste recebem escrituras amanhã
Programa de Regularização Fundiária da COHAB já beneficiou 921 famílias; nesta quinta, beneficia mais 70
A Companhia de Habitação de Londrina (COHAB-LD) realiza, amanhã (25), às 19h, mais uma entrega de escrituras definitivas para famílias moradoras em bairros originários de assentamentos e ocupações irregulares na cidade. Nesta entrega, 70 famílias dos jardins Maracanã e João Turquino serão beneficiadas.
Através do Programa de Regularização Fundiária da COHAB, 921 famílias que se encontram moradoras nestes bairros já foram contempladas com seus títulos de propriedade. A entrega de amanhã será na Escola Municipal Noêmia Alaver Garcia Malanga, na rua Ginástica Olímpica,195 no jardim Maracanã.
Com as escrituras que serão entregues amanhã, 542 famílias já terão recebido seus títulos públicos de propriedade no jardim Maracanã. Agora só faltam 97 para serem entregues. No vizinho João Turquino, a partir de amanhã, 509 famílias possuirão suas escrituras, restando apenas 115 famílias residindo em domicílios ainda irregulares.
Segundo o presidente da COHAB-LD, João Alberto Verçosa, essa regularização é regulamentada pela Lei 9866/2005 e visa a atender todas as famílias que possuem lotes ainda irregulares no município. “Estas famílias não procuravam regularizar suas escrituras. Quando começamos entregar para outras famílias, elas ficaram sabendo da possibilidade de se tornarem oficialmente donas de suas residências e começaram a nos procurar”, explicou.
Verçosa contou ainda que, para ser possível realizar a entrega das escrituras, a COHAB precisa fazer um projeto de urbanização da área com obras estruturais básicas, como abertura e asfaltamento de ruas e, só então, encaminhar os pedidos de escrituração ao cartório. “É uma melhoria bastante significativa. Esses bairros eram antes, favelas, e hoje contam com toda infraestrutura. Apenas a rede de esgoto ainda está pendente, mas a Sanepar já tem uma programação para implantar o serviço na região”, completou.
Segundo o presidente da COHAB o Programa de Regularização Fundiária também depende do interesse das famílias, que devem procurar a Companhia com os documentos pessoais para receber a titulação de propriedade. “A entrega da escritura é o último passo da urbanização. Mas é preciso que as famílias apresentem os documentos, para que possamos entregar gratuitamente os títulos”, informou.
Conforme Verçosa, as escrituras definitivas são a garantia da propriedade, dando segurança ao patrimônio da família e valorizando o imóvel na hora da venda. “Lembrando que, para inserção no programa, a pessoa precisa provar que já morava no local, antes de dezembro de 2008. A emissão da escritura dos lotes não tem custo algum para as famílias”, enfatizou.
Entre outras providências, o morador deve levar à COHAB os seguintes documentos: certidão de nascimento ou casamento, documento de identidade, CPF e comprovante de água ou luz, de preferência com data anterior a dezembro de 2008. A sede da COHAB-LD fica na rua Pernambuco, 1002. Interessados podem obter informações pelo telefone 3315 2233.
União da Vitória
O prefeito entregou ontem mais 42 escrituras de imóveis regularizados pela Companhia de Habitação de Londrina (Cohab), no jardim União da Vitória 2, região sul da cidade.
Com as escrituras entregues ontem, já são 1.004 moradores que se beneficiaram do programa municipal. O prefeito Barbosa Neto fez questão de lembrar aos 569 moradores que, apesar de já morarem nos lotes regularizados; no entanto, ainda não retiraram a documentação.
O prefeito ainda lembrou de diversas realizações feitas pela administração municipal no União da Vitória:
– Parque Infantil na rua Cidadania com a rua dos Construtores compostos de gangorra, escorregador, balanço e casinha para a diversão das crianças. Nesse local, ainda foi implantada a Academia ao ar livre.
– Reforma do Viva Vida.
– Viaduto na PR-445 ligando o Jamile Dequech e União da Vitória.
– Construção de 560 casas do Minha Casa Minha Vida ao lado do CAIC do União.
– horta comunitária localizada na rua Elson Pedro dos Santos, em frente à creche Imaculada Conceição, no jardim União da Vitória. A horta beneficia 18 famílias na produção de cebolinha, salsinha, rúcula, alface crespa, alface americana, almeirão.
O prefeito abordou, ainda, o programa Cesta Verde, que atendeu, no dia 8 de agosto, 141 pessoas, no primeiro dia de realização. “Vocês se preparem, guardem os materiais reciclados, porque, a cada dois meses, o programa vai visitar o bairro”, afirmou.




