II Conferência para Juventude teve ampla participação
Cerca de 100 jovens compareceram à Conferência do último sábado; 156 propostas foram aprovadas
A II Conferência Municipal de Políticas Públicas foi realizada no último sábado (27), na Câmara Municipal de Vereadores, com a participação de cerca de 100 jovens de 15 a 29 anos de todas as regiões de Londrina, incluindo delegados e observadores.
As discussões giraram em torno do tema central da Conferência “Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos”, dividido em três eixos: Juventude, Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional; Plano Nacional de Juventude: Prioridades 2011-2015; e Articulação e Integração das Políticas Públicas de Juventude.
Segundo a coordenadora da Casa dos Conselhos Municipais e membro da Comissão Organizadora da Conferência, Heloísa Botelho, foram 156 propostas aprovadas. “A maioria teve como foco a educação, principalmente a educação profissional”, afirmou. Também, foram propostas ações sobre trabalho, lazer e esporte, transporte e todas as outras áreas que envolvem a participação dos jovens.
A coordenadora apontou a grande participação dos jovens como um dos pontos principais. “A Conferência foi muito boa e teve um resultado muito positivo. A participação dos jovens, discutindo e propondo ações, foi um dos pontos altos do evento”, ressaltou Heloísa.
A Conferência não elegeu os membros do Conselho Municipal. “Foi constituída uma comissão, que será responsável pelas alterações e pela convocação de uma plenária que elegerá os membros, em até 120 dias”, explicou a coordenadora da Casa dos Conselhos.
Durante a Conferência, também, foram eleitos 12 delegados que representarão a cidade na II Conferência Estadual de Juventude, a ser realizada entre os dias 14 e 16 de outubro, na cidade de Maringá.




