30ª academia ao ar livre é inaugurada na cidade
Localizada no Avelino Vieira, região oeste; usuários serão atendidos por monitores três vezes por semana
O prefeito Barbosa Neto entregou, na tarde de ontem (30), aos moradores do conjunto Avelino Vieira e região, a 30ª academia ao ar livre de Londrina, instalada na esquina das ruas Pedro Kater com Francisco Quesada Ortega.
Os dez aparelhos disponíveis nessa academia são iguais aos das demais: alongadores, simuladores de caminhada e cavalgada, esqui, multiexercitador, aparelho de remada sentado, de pressão de pernas, rotação dupla diagonal, vertical e de surf. A academia conta com a parceria da Sercomtel para aquisição dos aparelhos.
A secretária Municipal do Idoso, Liz Clara Ribeiro de Campos, afirmou que o envelhecimento não é encarado por esta administração como um problema. “Estamos comprometidos com a melhoria da qualidade de vida da população”, garantiu a secretária.
Ela disse ainda que o espaço onde está instalada a academia é muito importante para a comunidade. “São 10 aparelhos de excelente qualidade, em que a população vai poder se exercitar. Além disso, os moradores contarão com auxílio de um monitor da FEL, para os auxiliar a fazer os exercícios de forma correta”, destacou Liz Clara. O atendimento monitorado será concedido aos interessados, três vezes por semana.
“Estamos no caminho certo, pois por onde passamos as pessoas nos agradecem e apontam os benefícios das academias. E nós vamos além. Até o fim da gestão, chegaremos a 75 academias ao ar livre, beneficiando a cidade inteira e também os distritos”, completou a secretária do Idoso.
O líder comunitário, Miguel Fonseca de Paula, agradeceu a todos os envolvidos na instalação da 30ª academia. Ele disse ainda que é papel dos moradores auxiliarem na sua conservação. “A academia é nossa, agora, temos que conservá-la”, apontou.
O presidente da Sercomtel, Roberto Coutinho Mendes, afirmou que a Sercomtel se sente muito feliz e orgulhosa de poder contribuir com a comunidade do Avelino Vieira. “O projeto das academias ao ar livre é maravilhoso”, garantiu Coutinho. “Já patrocinamos mais academias e outras, ainda, serão patrocinadas pela nossa empresa de telefonia”, completou.
O prefeito Barbosa Neto agradeceu a oportunidade de inaugurar esta, que é a 30ª academia ao ar livre da cidade. Ele falou também sobre os benefícios da academia na saúde dos moradores, que serão orientados por profissionais especializados.
Também, estiveram presentes na inauguração, o presidente da FEL, Claudemir Vilalta; o presidente do Conselho de Administração da Sercomtel, Gilmar de Souza; o secretário Municipal de Governo, Marco Cito; o secretário de Obras e Pavimentação, Aguinaldo Rosa; a secretária de Assistência Social; Jacqueline Micali; o secretário de Defesa Social, Joaquim Antonio de Melo, e a secretária da Mulher; Sueli Galhardi.
Melhorias no Avelino Vieira
O prefeito Barbosa Neto falou que a maior reclamação do conjunto Avelino Vieira é o “abandono que o bairro sofria”. “Eu quero resgatar o que vocês perderam. Aguardem que nós vamos voltar, mais vezes, com muita coisa boa a ser entregue a esta população”, disse aos moradores.
Barbosa Neto citou alguns investimentos da administração, em favor dos moradores da região. “Estamos reformando a quadra, que será coberta, com iluminação, piso novo e bebedouro. Além disso, o local será atendido pelo projeto Futuro da Fundação de Esportes”, destacou. A expectativa é que, no ano que vem, o projeto atenda 12 mil crianças de Londrina, que vão praticar esportes sob orientação de profissionais de educação física do município.
O prefeito lembrou também da UBS do Avelino Vieira que estava abandonada. “Hoje é um espaço que está sendo revitalizado. Ali, terá uma creche com três refeições por dia, para 150 crianças, um investimento de quase R$ 500 mil”, observou.
Ele citou ainda a horta comunitária inaugurada recentemente na região. “Uma injeção de saúde”, definiu o prefeito.
“Esta região reclamou bastante, porque perdeu, na administração passada, um posto de saúde que poderia estar atendendo vocês. Eu quero retribuir o erro que foi cometido lá atrás”, garantiu. Os moradores terão um ônibus exclusivo para levá-los até o hospital que está em construção na avenida Arthur Thomas, em frente à Confepar.
Conforme Barbosa Neto, a Unidade de Pronto Atendimento contará com médicos, leitos, enfermeiros para atender a população que mais precisa. “Eu poderia ter escolhido qualquer outra região da cidade. Mas, em respeito ao Avelino Vieira, que foi prejudicado lá atrás, vocês terão um hospital com 32 leitos”, completou o prefeito.
Fotos: Luiz Jacobs.