Município doa área para sistema Fecomércio

Local receberá investimento em educação, esporte e ensino profissionalizante; em contrapartida, sistema reforma Cadeião
O prefeito Barbosa Neto assinou hoje (31) escritura pública para doação de área ao Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Londrina. O município doa um terreno com área total de 4.000 m² ao Senac e de 5.134,37 m² ao Sesc, localizado entre as ruas Cegonha e Odilon Braga com a avenida Saul Elkind (região norte). Em contrapartida à doação dos terrenos, o Fecomércio reforma o Cadeião da rua Sergipe.
O presidente do sistema Fecomércio Sesc/Senac Paraná, Darci Piana, disse que, na área doada pela prefeitura, serão construídas mais duas unidades do sistema. Na área destinada ao Senac, será construído um centro educacional voltado para atividades de educação e formação profissional. “Serão ofertados 547 cursos para atender a grande massa trabalhadora, destinados às pessoas de baixa renda e alunos de escola pública”, informou.
Os cursos ofertados serão de curta duração de, no máximo, 160 horas, em atividades como: balconista, vendas e atendente. Os cursos ofertados fazem parte do Programa Senac Gratuidade (PSG), que atende àqueles que precisam de qualificação imediata. Serão atendidas 1.800 pessoas por dia. “O local será um braço de preparação de mão de obra para o comércio e serviço de Londrina e municípios vizinhos”, destacou Darci Piana.
De acordo com o presidente do sistema Fecomércio, na área ofertada para o Sesc a prioridade é o esporte. No local, será construído ginásio de esportes integrado, com academias e salas de ginástica. O Sesc ainda irá ofertar atendimento nas áreas de cultura, assistência social, educação, saúde e lazer. Será construída também uma escola infantil, com salas para atualização pessoal e inclusão digital. Todas as atividades serão oferecidas gratuitamente à população.
“As obras devem ficar em torno de R$ 20 milhões”, informou Piana. “Investimento em educação não tem preço e é permanente. A área cedida não está sendo tirada da população, o benefício vem em troca”, completou.
O prefeito Barbosa Neto agradeceu ao presidente do sistema Fecomércio pelo respeito, visão crítica e relação institucional com a cidade de Londrina. “Agradeço também aos presidentes de sindicatos que estão hoje aqui e que fazem um trabalho maravilhoso para a cidade”, disse.
“Nós cedemos a área porque sabemos o que será investido lá. É um grande benefício para a população e esperamos continuar essa parceria em diversas outras áreas de atuação”, observou o prefeito.
Contrapartida da Fecomércio
Como explicado pelo presidente do sistema, em contrapartida à doação dos terrenos, será realizada a reforma do Cadeião da rua Sergipe. “Londrina merece ter um espaço de cultura à altura da cidade. É o nosso compromisso com a prefeitura”, garantiu Piana.
No local da antiga Cadeia Pública de Londrina, datada de 1939, a Fecomércio se compromete a implantar um espaço para desenvolvimento artístico cultural da cidade, que promova atividades de música, teatro, artes visuais, literatura, e que contenha biblioteca, ateliês e salas para oficinas e ensaios.
“A estrutura do prédio será preservada. A estimativa é que iremos investir R$ 1.800.000,00 somente na restauração do local”, informou o presidente.
Representando a secretaria Municipal de Cultural, a diretora de patrimônio histórico e cultural, Vanda de Moraes, agradeceu ao sistema Fecomércio e à prefeitura pela sensibilidade para revitalizar o Cadeião, que estava abandonado. “Estamos empolgados. O local será um grande centro cultural, que trará mais vida ao centro da cidade”, observou a diretora.
O prefeito Barbosa Neto ressaltou a importância de mais uma obra de restauro na cidade. Ele observou ainda que no local haverá saraus, música, cultura em prol da comunidade londrinense.
Também estiveram presentes na cerimônia, o vereador Sebastião dos Metalúrgicos; o diretor do Senac Unidade Londrina, Sidnei Lopes de Oliveira; o diretor de Sesc Londrina, Cilas Vianna; a presidente do Ippul, Regina Nabhan; presidentes dos sindicatos de Londrina; o presidente da FEL, Claudemir Vilalta; a secretária de Assistência Social, Jacqueline Micali; secretária da Mulher, Sueli Galhardi, e o secretário de Obras e Pavimentação, Aguinaldo Rosa.
Fotos: Luiz Jacobs.




