Saúde oferece formação sobre dengue para professores
Ações de conscientização e treinamento de professores visa prevenir aumento de casos no verão
A Secretaria Municipal de Saúde continua, nesta semana, com as ações de rotina no combate à dengue e realiza, na próxima quinta-feira (8), a partir das 8h30, uma capacitação especial voltada para representantes de 70 escolas da rede estadual da cidade, que será realizada no Colégio Marcelino Champagnat.
Segundo o coordenador de Endemias da Secretaria de Saúde, Élson Belisário, as ações de prevenção e combate de criadouros continuam intensas em todas as regiões, mas esta ação de capacitação é o principal destaque para esta semana. “Estamos, há vários anos, esperando uma parceria para realizarmos esta capacitação que, agora, passa a ser uma solicitação do Ministério da Saúde” explicou.
Belisário informou ainda que um representante de cada escola deve participar da formação, para depois ser multiplicador em seus postos de trabalho. “São professores de biologia e ciências, diretores e supervisores, que terão uma formação detalhada sobre a biologia do vetor, históricos, áreas críticas de Londrina, medidas de controle, ações químicas e de mobilização e o tratamento químico alternativo, que é feito com água sanitária”, contou.
Além disso, o coordenador informou que todo o material será distribuído também por e-mail às instituições, para facilitar o trabalho nas escolas. “Será um trabalho em conjunto, entre a coordenadoria de Endemias e a Epidemiologia. Esperamos que essa capacitação forme multiplicadores que nos ajudarão no combate dos vetores e dos criadouros”, explicou.
A diretora de Epidemiologia, Sandra Caldeira, reforçou a fala de Belisário. “A capacitação é uma forma fazer multiplicadores. Os representantes das escolas vão desenvolver atividades com os alunos que também podem ser multiplicadores, espalhando o conhecimento para os pais, pelo bairro.”
Números atualizados
O boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, nesta segunda-feira, apontou 13.334 notificações feitas desde o começo do ano. Desse número, 7.383 casos foram confirmados, 5.628 descartados e 187 ainda estão sendo analisados pela secretaria.
Das situações confirmadas, a região leste tem 2.472 casos, a norte 1.373, a oeste 1.272, sul 1.171, a central 1.041 e zona rural 54. Quatro óbitos pela doença foram confirmados até agora na cidade, sendo dois por Febre Hemorrágica da Dengue (FHD) e dois por dengue com complicações.
Sandra também informou que nesta semana foram detectados 136 casos duplicados nos bancos de dados da coordenadoria de Epidemiologia. “Por isso, nós tivemos uma queda no número de casos de 7.411 para 7.383”, disse.




