Moradores do Heimtal ganham academia ao ar livre

Inaugurada na cidade, 33ª academia ao ar livre; projeto fortalece a prática do lazer, esporte e integração
A 33ª academia ao ar livre de Londrina foi inaugurada ontem (13), pelo prefeito Barbosa Neto, e está localizada na avenida Ludwig Ernest, patrimônio Heimtal. Esta academia contou com o apoio da Sercomtel para a aquisição dos equipamentos.
São 10 aparelhos disponíveis: alongadores, simuladores de caminhada e cavalgada, esqui, multiexercitador, aparelho de remada sentado, de pressão de pernas, rotação dupla diagonal, vertical e de surf. Os módulos são duplos, com capacidade para até 50 pessoas.
Ao redor da academia, foram plantadas quaresmeiras de flores lilás e instalado um bebedouro pela Sanepar. Os moradores do Heimtal serão atendidos três vezes por semana por um profissional de educação física, para a prática adequada dos exercícios.
A secretária Municipal do Idoso, Liz Clara Ribeiro, agradeceu a parceria da Sercomtel pela aquisição dos equipamentos, o esforço da comunidade e o trabalho de todas as secretarias envolvidas. O projeto conta com outros parceiros: Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Companhia Municipal de Trânsito e Urbanismo (CMTU), Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) e as secretarias do Meio Ambiente, Saúde e Obras.
“A academia é um espaço de vocês”, disse a secretária aos moradores do Heimtal. “O projeto das academias ao ar livre é um compromisso do prefeito Barbosa Neto com vocês, que definiu que teríamos 75 academias na cidade. É um presente para a comunidade”, completou Liz Clara.
Representando a Sercomtel, Silvia Donadio disse que é uma grande satisfação entregar os equipamentos para mais uma comunidade. Ela pediu aos moradores, utilizar, com zelo, os aparelhos da academia na melhoria da saúde.
O presidente da Associação de Moradores do Heimtal, José Roberto Machado, pediu o empenho da população para cuidar da academia como se fosse a “própria casa”. “Se depender da comunidade, a academia ficará bonita por muito tempo”, garantiu o morador.
O prefeito Barbosa Neto informou aos moradores da localidade que, além da academia, nos próximos meses, eles terão também mesa de ping-pong. “Criar uma geração mais saudável, mais forte e mais comprometida com as coisas que fazem bem”, destacou.
“Aqui é um espaço que vai ser ocupado, e que vai afastar a violência”, afirmou Barbosa Neto. Ele disse também que a academia contribui com a saúde dos moradores. “Combate problemas de coração, pressão alta, eleva a autoestima. Uma qualidade de vida muito melhor”, completou.
A inauguração contou também com a participação do presidente da FEL, Claudemir Vilalta, do secretário de Obras e Pavimentação, Aguinaldo Rosa, da presidente do IPPUL, Regina Nabhan, da secretária de Agricultura e Abastecimento, Marisol Chiesa, e da secretária de Assistência Social, Jacqueline Micali. Os alunos da Escola Municipal Padre Anchieta, acompanhados da diretora, Elaine da Silva Fedato, prestigiaram a inauguração.
Fotos: Luiz Jacobs.




