Londrina participa do “Dia mundial sem carro”
Rua Prof. João Cândido terá trecho interditado dia 22; terá passeata em parceria com COMPAZ
Em parceria com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), o prefeito Barbosa Neto anunciou hoje (15), durante entrevista coletiva semanal, que a cidade de Londrina vai participar, pela primeira vez, do “Dia mundial sem carro”. O evento acontece no dia 22 deste mês, durante a Semana Nacional do Trânsito.
Nesse dia, a rua Professor João Cândido, entre a avenida Juscelino Kubitscheck (JK) e rua Benjamim Constant, será fechada das 7h às 19h. O trânsito de veículos privados estará impedido nesse horário, permitindo apenas o tráfego de ônibus coletivo e táxis.
O prefeito Barbosa Neto, no seu discurso, garantiu se deslocar até a Prefeitura com uma bicicleta. ”Londrina tem uma frota de 306 mil veículos. Por isso, queremos incentivar o uso do transporte coletivo e sustentável. É uma forma de promover respeito ao meio ambiente, além de uma melhor qualidade de vida”, afirmou.
O trecho foi escolhido por conta do grande fluxo de movimento. No entanto, o comércio presente no local não será prejudicado. Até porque a rua não tem estacionamento público, apenas particular. O diretor de Trânsito e Operações da CMTU, Wilson de Jesus, destacou a importância do projeto.
“O objetivo é fazer uma reflexão sobre a cultura do carro. Nós conseguimos transportar todos os londrinenses em nossos veículos. Entretanto, as vias não estão preparadas para essa quantidade. Vale a pena refletir, até que ponto, nós vamos manter a cultura do carro, em detrimento do desenvolvimento e uma cidade sustentável”, questionou.
Para os veículos privados, é aconselhado utilizar preferencialmente a rua Hugo Cabral e avenida Higienópolis, a fim de se deslocar do sentido norte-sul da cidade.
Outra ação desenvolvida no dia será uma passeata, em parceria com Conselho Municipal da Cultura de Paz (COMPAZ), com a presença de 200 crianças de escolas municipais e particulares de Londrina. A passeata inicia-se em frente ao prédio da CMTU, localizada na rua Professor João Cândido, número 1.213, às 15h, percorrendo a rua até o trecho do Terminal Urbano.
Dia mundial sem carro
O evento “Dia mundial sem carro” surgiu na França, em 1988, e logo se espalhou pela Europa e pelo mundo. Seu objetivo é propor a reflexão acerca dos problemas causados pelo uso intenso de automóveis, sobretudo nos grandes centros urbanos. É um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis, como o transporte coletivo e a bicicleta.
A ideia chegou ao Brasil em 2001 e o movimento não parou mais de crescer. As grandes cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis, já aderiram à ideia, através de parcerias com as Prefeituras, que fecham ruas e fazem ações de passeios de bicicleta ou caminhadas na busca da conscientização.
Agora, o movimento chega também a Londrina, na gestão do prefeito Barbosa Neto.
Foto: Luiz Jacobs.