Cerimônia inaugura exposição e celebra 45 anos da ACIOL

Saguão da prefeitura expõe, até dia 17, exposição de Ikebana Ohara-Ruy; prefeito participou da abertura
O saguão da prefeitura Municipal de Londrina abriga, a partir de hoje (15), a exposição de Ikebana Ohara-Ryu, que significa “arranjo de flores”. O prefeito Barbosa Neto participou da cerimônia de abertura realizada nesta tarde. Além do prefeito, diversas autoridades estiveram presentes na celebração. A exposição fica no saguão até dia 17 deste mês.
Estão expostos, 30 vasos da arte milenar japonesa de arranjos florais, denominada ikebana. Os arranjos foram produzidos por 20 alunos e ex-alunos da escola. A exposição faz parte da comemoração dos 45 anos da ACIOL, da qual, a escola Ikebana Ohara-Ryu faz parte. A Associação conta com aproximadamente 50 participantes, dentre eles, alunos, ex-alunos e voluntários.
Entre as autoridades participantes, estavam representantes da ACIOL, diversos secretários municipais, o vereador Roberto Kanashiro (PSDB) e Mayara Ricarte, representando a ONG Viver, entidade escolhida para receber as contribuições arrecadadas durante a exposição.
O prefeito Barbosa Neto agradeceu ao vereador Roberto Kanashiro, por ter dado a oportunidade do saguão da prefeitura receber a exposição. “Aqui é a nossa sala onde nós recebemos os visitantes mais ilustres, por isso sejam todos muito bem-vindos.”
Barbosa Neto ainda agradeceu os representantes da ACIOL. “Somos gratos e devedores a tudo aquilo que o Japão proporciona para nós. Quero cumprimentar a professora Teruko Ogawa e agradecê-la por tudo o que vem fazendo, como mestre nesta arte milenar, na cidade de Londrina e em toda a nossa região”, completou.
“É uma cerimônia muito prestigiada e nós ficamos orgulhosos por poder oferecer este espaço onde passam, semanalmente, 20 mil pessoas que vão poder ver esta beleza, esta arte milenar Ohara-Ryu”, afirmou o prefeito, complementando com um agradecimento à Secretaria de Educação que cedeu o mobiliário para a exposição.
Representando a ACIOL, Aiko Regina Oguido, contou que a mestre e professora, Teruko Ogawa, trouxe a arte Ohara-Ryu para Londrina. “Comemoramos o 45° aniversário da ACIOL, manifestado pelo esforço e idealismo da professora Teruko Ogawa.” Segundo Aiko, em 1966, a Associação foi fundada com a ajuda da professora e de seus colaboradores.
“Ao longo destes anos, a Associação vem realizando campanhas em benefício de diversas entidades sociais, principalmente filantrópicas. Os esforços lhe renderam várias homenagens.”, afirmou a representante da ACIOL. “Desejamos que essa solidariedade continue inspirando o espírito de amizade e união.”
Aiko agradeceu a presença de representantes de Ohara-Ryu de outras cidades, durante a cerimônia de abertura. “Agradecemos a prefeitura pelo carinho e apoio, a presença de todos os convidados e, direta e indiretamente, todos que contribuíram para que este evento fosse realizado”, completou.
A professora e mestre, Teruko Ogawa, uma das fundadoras da Associação, discursou, em japonês. Ela agradeceu ao prefeito por ter cedido o espaço para a exposição, a todos que estavam presentes e às pessoas que contribuíram para que a ACIOL chegasse ao 45° aniversário.
O vereador Roberto Kanashiro disse se sentir honrado pela presença de todas as pessoas que fazem parte da história da Associação. “Nestes 45 anos, muitas pessoas passaram, muitas batalharam e hoje nós temos uma leva nova de alunos.” Kanashiro cumprimentou todas as pessoas ligadas à Associação. “E obrigado prefeito e toda a sua equipe por terem disponibilizado a essa comunidade este espaço.”
Durante a abertura, foram feitas homenagens a pessoas que, de alguma forma, contribuíram para a história da ACIOL, nos seus 45 anos. Todas essas pessoas receberam um certificado e uma lembrança da Associação, como forma de retribuição. Logo no início, foi feito um minuto de silêncio em homenagens aos japoneses vítimas das tragédias naturais que ocorreram no Japão, além daqueles que fizeram parte da história da Associação e já faleceram.
Fotos: Luiz Jacobs.




