Conferência da Pessoa com Deficiência será neste sábado
Evento terá presença do secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência
A Prefeitura de Londrina, por meio da Assessoria Especial da Pessoa com Deficiência, promove a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A solenidade de abertura, que será realizada amanhã (17), a partir das 7h45, e se estende até o dia 23, na Câmara de Vereadores, marca o início da 2ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência.
A 5ª Conferência, que vai desenvolver o tema “Do assistencialismo às políticas de direito”, contará com a participação do prefeito Barbosa Neto, do secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Paola Más Ortiz, e do assessor especial de assuntos de Acessibilidade, José Giuliangeli de Castro.
Segundo Giuliangeli, a Conferência tem uma importância fundamental na criação de políticas de acessibilidade para a cidade de Londrina. “Esta é uma oportunidade de dar à cidade de Londrina, que é uma metrópole regional, mais visibilidade. Este é o momento da sociedade como um todo apontar as necessidades da pessoa com deficiência”, explicou.
Durante a Conferência, será eleita a nova formação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. “A Conferência tem um papel deliberativo, e é função do conselho, acompanhar, fiscalizar e deliberar acerca das propostas que serão apresentadas”, ressaltou Giuliangeli.
O conselho será formado por 24 membros, escolhidos entre os segmentos de pessoas com deficiência auditiva, visual, motora e intelectual, representantes da Secretaria de Obras, Ippul, CMTU, Secretaria da Saúde, Assistência Social, SEMA, Secretaria de Educação, Núcleo de Educação, Ministério do Trabalho, Câmara de Vereadores, organizações patronais, sindicatos dos trabalhadores e prestadores de serviços e representantes de conselhos de classe.
O evento conta também com apresentação do Coral de Surdos do Instituto Londrinense de Educação de Surdos (ILES) e da Apae de Londrina. Durante a 5ª Conferência, será realizada a exposição de fotos da artista Maria Beatriz Breve Fernandes, com o tema: “Sim, acessibilidade e inclusão” que traz fotos da pré- conferência e de estudantes e pessoas que participam ativamente da sociedade e têm algum tipo de deficiência.
Segundo o assessor, será distribuído material ampliado e em braile, para pessoas com deficiências visuais e interpretes de libras, para a interação com as pessoas com deficiência auditiva. “Também, teremos a presença de dois professores que vão escrever em braile os nomes nos certificados, durante a conferência”, contou Giuliangeli.
O assessor destacou, ainda, que as muitas ações realizadas na atual administração têm melhorado muito a vida das pessoas com deficiência. “A manutenção do elevador do terminal central e do prédio da prefeitura, a ampliação da abrangência do passe livre, a licitação para o táxi adaptado e os cursos de capacitação em libras para os servidores são ações de inclusão desta administração”, ressaltou.
Programação
7h45 – Abertura dos trabalhos
8h15 – Composição da mesa para abertura oficial
Coral de Surdos Iles
8h50 – Palestra com o secretário nacional
9h50 – Coffe-break
10h10 – Apresentação da Apae
10h30 – Palestra com Jolinda de Moraes Alves (Conselho Municipal e o Controle Social)
11h20 – Palestra com representante do Conade
12 – Coffe-break
13h – Relato da gestão
14h – Apresentação dos candidatos
14h20 – Eleição
15h – Propostas
17h – Resultado da eleição e coffe-break
18h – Encerramento




