Conferência da Pessoa com Deficiência foi realizada no sábado
Evento contou com a presença do secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência
A Prefeitura de Londrina, por meio da Assessoria Especial da Pessoa com Deficiência, promoveu, no último sábado
(17), a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada na Câmara de Vereadores. O evento marcou o início da 2ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. A Conferência tem uma importância fundamental na criação de políticas de acessibilidade para a cidade de Londrina.
A 5ª Conferência desenvolveu o tema “Do assistencialismo às políticas de direito” e teve a participação do prefeito Barbosa Neto, do secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Paola Más Ortiz, e do assessor especial de assuntos de Acessibilidade, José Giuliangeli de Castro.
“Tivemos uma ótima participação da sociedade civil como todo, para apontar as necessidades das pessoas com deficiência. O secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência também esteve presente e destacou a importância da participação da população na decisão de políticas para o município”, disse José Giuliangeli.
Como atração do evento, foi realizada a apresentação do Coral de Surdos do Instituto Londrinense de Educação de Surdos (ILES) e da Fanfarra da Apae de Londrina. A artista Maria Beatriz Breve Fernandes expôs o seu trabalho, com o tema: “Sim, acessibilidade e inclusão” que traz fotos da pré- conferência e de estudantes e pessoas que participam ativamente da sociedade e têm algum tipo de deficiência.
Durante a Conferência, foram eleitos ainda os novos membros da sociedade civil do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, gestão 2011-2013, que tem a função de acompanhar, fiscalizar e deliberar acerca das propostas apresentadas e ações para a pessoa com deficiência.
O conselho é formado por 24 membros, escolhidos entre os segmentos de pessoas com deficiência auditiva, visual, motora e intelectual, representantes da Secretaria de Obras, Ippul, CMTU, Secretaria da Saúde, Assistência Social, SEMA, Secretaria de Educação, Núcleo de Educação, Ministério do Trabalho, Câmara de Vereadores, organizações patronais, sindicatos dos trabalhadores e prestadores de serviços e representantes de conselhos de classe.
A Conferência tratou sobre trabalho e renda, acessibilidade, saúde, lazer e esporte, eixos essenciais para serem discutidos, para melhorar a vida das pessoas com deficiência. “A manutenção do elevador do terminal central e do prédio da prefeitura, a ampliação da abrangência do passe livre, a licitação para o táxi adaptado e os cursos de capacitação em libras para os servidores são ações de inclusão desta administração”, ressaltou Giuliangeli.




