Cidade

Nós Podemos Londrina discute saúde da gestante nesta quinta

Encontro ocorre toda 2ª quinta-feira do mês; reunião discute criação de uma central de voluntariado

O Movimento Nós Podemos Londrina realiza, na próxima quinta-feira (13), sua reunião mensal, com o propósito de atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O encontro ocorre na sede do SESI, que fica na rua Deputado Fernando Ferrari, 160, das 14h às 16h, aberto a todos os interessados.

Segundo  Luis Claudio  Gualhardi, membro do movimento e presidente do COMPAZ,  o grupo foi criado em Londrina há um ano, como desmembramento do Nós Podemos Paraná. “No geral, o movimento visa contribuir para o alcance das metas para o desenvolvimento, através das oito formas de mudar o mundo. Toda segunda quinta-feira de cada mês, nos reunimos para debater estas metas”, contou.

Galhardi, também, contou que todas as pessoas interessadas podem fazer parte das reuniões, quer sejam representantes de empresas, de ONG’s, do governo ou qualquer  um que queira ajudar a mudar o mundo. “Estamos dando ênfase especial ao quinto item, que diz respeito à saúde das gestantes. Neste encontro, vamos tratar da realização de um evento voltado para elas”, informou.

Segundo dados levantados pelo movimento, em Londrina, acontecem 64 mortes a cada 100 mil partos. “Pode parecer um número pequeno, mas não é, principalmente, quando 70% destas mortes poderiam ser evitadas. Nosso objetivo é baixar este número para 20 a cada 100 mil”, explicou Galhardi.

O evento mencionado por Galhardi será o 1º Encontro de Grupos de Gestantes no dia 25 de outubro, quando os grupos poderão realizar a troca de experiências. “Os médicos recomendam esses grupos, principalmente entre as mulheres de baixa renda, pois eles estimulam a procura das gestantes pelo pré-natal. Nesses grupos, as futuras mães também montam seus enxovais, recebem acolhimento, por isso, é muito importante que eles conversem entre si, para promover troca de experiências”, explicou.

Outro ponto a ser discutido, durante a reunião desta quinta, será a criação de uma central de voluntários em Londrina. “A exemplo do CAV de Curitiba, queremos criar uma central, que sirva de intermediação entre os voluntários e as entidades, um mecanismo de busca na internet, onde o voluntário e a entidade possam se cadastrar e, posteriormente, o voluntário encontrar a entidade que se encaixa no seu perfil, assim como a entidade pode também encontrar o voluntário de que necessita”, explicou Galhardi.

Mais informações sobre o movimento Nós Podemos Londrina, assim como informações sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e sobre os oito jeitos de mudar o mundo podem ser encontrados no portal www.nospodemoslondrina.org.br.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos