Mutirão da Aprendizagem reúne mais de 180 jovens na Secretaria do Trabalho
Ação reuniu duas instituições e 64 oportunidades de jovem aprendiz e movimentou a sede da Secretaria nesta terça
Mais de 180 adolescentes e jovens participaram, nesta terça-feira (3), do Mutirão da Aprendizagem, realizado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER). A ação teve como foco aproximar quem busca o primeiro emprego das empresas que oferecem vagas no Programa de Aprendizagem, com carteira assinada, formação profissional e orientação prática.

A iniciativa teve adesão expressiva da população de até 24 anos, confirmando a demanda por oportunidades de inserção orientada no mercado de trabalho. Duas Instituições parceiras trouxeram suas vagas e já iniciaram o processo de seleção. A expectativa é que as 64 chances ofertadas em três funções durante o mutirão sejam totalmente preenchidas com os candidatos que compareceram ao evento.
Para o secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Cesar Makiolke, o recado dos jovens nesse mutirão foi muito claro. “A adesão massiva demonstra que os jovens querem, sim, entrar no mercado de trabalho e estão apenas esperando uma oportunidade. Nosso papel, como Secretaria, é continuar sendo essa ponte entre o potencial da juventude e as chances reais de crescimento profissional”, afirmou.
“O Programa de Aprendizagem oferece aos jovens a chance de entrar no mundo do trabalho com direitos garantidos, acompanhamento técnico e vivência saudável nas empresas. É uma porta de entrada que muda vidas. A formação profissional não começa só na sala de aula, mas também nas experiências práticas e no apoio que eles recebem nesse início de caminhada”, reforçou Makiolke.




