Londrina Esporte Clube e Instituto Pernas Preciosas recebem patrocínio da Pado
Prefeitura de Londrina também apoia o Instituto através do Fundo Especial de Incentivo a Programas Esportivos (FEIPE)

Para anunciar o patrocínio master ao Londrina Esporte Clube e ao time de parafutebol do Instituto Pernas Preciosas, o diretor de Operações e Comercial da Pado, Nathan Terra do Amaral Bampi, e representantes das duas instituições esportivas estiveram no gabinete do prefeito Marcelo Belinati, na manhã desta segunda-feira (20). Na oportunidade, a indústria de cadeados, fechaduras, ferragens e acessórios de segurança renovou o patrocínio ao time londrinense e anunciou o investimento inédito no time de parafutebol do Instituto Pernas Preciosas.

Segundo o diretor de Operações e Comercial da Pado, Nathan Terra do Amaral Bampi, a empresa foi a responsável por unir o Londrina Esporte Clube com o Instituto Pernas Preciosas, para formar o time do Londrina Paraolímpico, onde também será a patrocinadora master. Isso vem ao encontro do estímulo à formação de um time com paratletas, que está na base da Governança Ambiental, Social e Corporativa (Environmental, Social and Corporate Governance – ESG) da empresa. Por isso, os recursos financeiros do patrocínio poderão ser aplicados em tudo que diz respeito à gestão do futebol, sendo que a Pado não deve ter nenhuma interferência. “Está muito forte nos pilares do ESG, onde no nosso S colocamos como missão termos um time paraolímpico em Londrina e achamos o Instituto Pernas Preciosas, que fará parte das nossas ações sociais nos anos de 2022 e, com certeza, será renovado até as paraolimpíadas de 2024”, contou Bampi.

Segundo o prefeito Marcelo Belinati, tanto o Instituto Pernas Preciosas quanto o Londrina Esporte Clube têm desenvolvido trabalhos essenciais no Município, além de serem um dos maiores propagadores de notícias positivas da cidade, visto que durante jogos e competições eles levam o nome de Londrina para todo o Brasil. “Creio que isso dará uma força para o time e garra, para que esse ano seja melhor ainda, e o time consiga ser o campeão paranaense e se mantenha na série B. Já o Instituto Pernas Preciosas coloca Londrina como uma cidade que respeita a inclusão e traz como meta estar na próxima paraolimpíada, o que será um show para a nossa cidade”, disse o prefeito.

Conforme o presidente da FEL, Marcelo Oguido, é muito importante que as empresas se unam ao setor público no incentivo do esporte. Isso porque, sem essas parcerias o trabalho de entidades e instituições fica comprometido. “Fico feliz com a parceria, pois nós apoiamos o Instituto, por meio do Feipe, que é da Prefeitura, para o alto rendimento. Porém, isso é um incentivo, como o próprio nome já diz. Não podemos assumir toda a despesa de um time, atleta ou da comissão técnica. Sabemos o quanto é fundamental essa parceria da Pado com o time do Londrina e com o Instituto Pernas Preciosas e, por isso, acredito que, com o apoio deles, teremos bons resultados pela frente”, ressaltou o presidente da FEL.

Durante o anúncio, o secretário de Governo, Alex Canziani, explicou que o apoio financeiro da Pado ao Instituto Pernas Preciosas deu-se por meio do intermédio da deputada federal, Luísa Canziani, que uniu entidade com a empresa fabricante de 5 mil componentes de segurança. “O instituto já faz um belo trabalho e, com certeza, vai poder ampliar ainda mais isso com o patrocínio financeiro da Pado”, disse.

A presidente do Instituto Pernas Preciosas, Angelita Bonifácio, explicou que o patrocínio ajudará na contratação de mais profissionais para atender os atletas, diminuindo assim a grande fila de espera que existe. Atualmente, a entidade trabalha com 103 atletas, em sete modalidades distintas. Entre os esportes ofertados estão o atletismo, basquete em cadeira de rodas, paranatação, goalball, bocha, halterofilismo, vôlei sentado e corrida de rua. Desses, dois projetos são patrocinados pelo Fundo Especial de Incentivo a Programas Esportivos (Feipe) da Prefeitura de Londrina e, no próximo edital, outros cinco devem ser propostos.
“O patrocínio vai fazer muita diferença para o instituto, porque, com ele, nós vamos poder contratar novos profissionais para atender nossa fila de espera, que é gigantesca. Tendo condições de contratar novos profissionais, vamos poder trazer essas pessoas que estão na fila de espera para as quadras, piscinas e para os treinos, com o objetivo maior de irmos à paraolimpíada de Paris, em 2024”, contou a presidente do instituto.

O diretor de marketing da SM Sports, Marcelo Risso, também lembrou que há cerca de dois anos o público não acompanhava o time nos estádios, devido à pandemia. Mas, isso não desanimou os jogadores, que conquistaram a série B. Agora, com a renovação do patrocínio local, as expectativas aumentam. “A exposição da marca perante os campeonatos estadual e nacional é muito grande, é sensacional e, para o próximo ano, estamos com a agenda lotada de jogos. Temos que agradecer a Prefeitura de Londrina e a Codel, porque através dela, tivemos outro patrocinador e um novo está chegando”, afirmou Risso.

Sobre isso, o presidente do Londrina Esporte Clube, Felipe Prochet, lembrou que, quase todas as empresas patrocinadoras do time são de Londrina e região. “O esporte tem uma visibilidade tremenda e o Londrina é uma ferramenta da nossa cidade, que podemos usar, em parceria com as empresas locais, para podemos crescer muito. Mas, o mais importante é que apesar de tudo que passamos no ano de 2021 e de todas as dificuldades, houve uma renovação do contrato. A gente fica mais feliz ainda com isso. É um namoro que começou em janeiro do ano passado, se concretizou rápido e deu seus frutos, com uma perspectiva para 2026”, apontou.

O patrocínio da Pado para ambos times será de 12 meses, podendo ser prorrogado de acordo com a negociação entre as empresas. Os valores do patrocínio não foram divulgados devido ao compliance da empresa. Estiveram presentes no anúncio os vereadores Flávia Cabral, Giovani Mattos e Deivid Wisley, o vice-prefeito, João Mendonça, o chefe de gabinete, Moacir Sgarioni, os presidentes do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Bruno Ubiratan; e do Londrina Esporte Clube, Felipe Prochet; além do secretário de Agricultura e Abastecimento, Regis Choucino.