Cidade

FEL protocola documento que contesta título do Jojups

Curitiba foi declarada campeã com 73 ouros; 60 delas pela natação, ou seja, 82% das conquistas numa só modalidade

A Fundação de Esportes de Londrina (FEL) encaminhou, hoje (19) à Paraná Esporte, documento oficial que contesta o título de Curitiba, na 25ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojups), realizada em Campo Mourão. A FEL contesta o resultado, alegando que Londrina também deveria ser anunciada  campeã, por ter conquistado o maior número de títulos por modalidade.

O documento, assinado pelo presidente da FEL, Claudemir Vilalta, e pelo diretor técnico, Pedro Lanaro, foi encaminhado ao secretário Especial do Esporte do Paraná, Evandro Rogério Roman. “O documento é muito claro e demonstra porque é injusta essa classificação”, declarou Vilalta. “Realmente, nós não concordamos com o que foi anunciado e precisamos mostrar nossa indignação”, completou.

O presidente da FEL observou que se a Paraná Esporte for “coerente” irá retificar o anúncio que declara Curitiba campeã dos Jogos da Juventude.

No documento, a FEL pontua que Londrina participou da fase final dos Jogos da Juventude, com uma delegação composta por mais de 420 pessoas, entre atletas, dirigentes e servidores. Foi a única delegação que esteve competindo com o total máximo de 30 equipes nas 16 diferentes modalidades. Mesmo com o grande número de atletas e dirigentes, conquistou o Troféu Disciplina, sem cometer qualquer irregularidade durante os Jogos.

Além de ser declarada a delegação mais disciplinada, a participação de Londrina foi coroada com 43 medalhas de ouro, 39 de prata e 28 de bronze, somando um total de 110 medalhas, atrás apenas de Curitiba, que obteve um total de 174 medalhas, grande número delas obtidos apenas na modalidade de Natação.

 Na classificação por títulos, Londrina obteve oito conquistas de primeiro lugar, sete vice-campeonatos e três terceiros lugares, somando um total de 18 troféus, contra 16 troféus de Maringá e nove de Curitiba. “Se levássemos em consideração o sistema de pontuação anteriormente utilizado para a classificação das modalidades e, consequentemente, dos municípios, Londrina teria somado 451 pontos, contra 417 pontos de Maringá e apenas 340 pontos de Curitiba”, destacou Vilalta.

Ele informou ainda que a delegação curitibana somou um total de nove troféus, o que corresponde à metade do total de troféus conquistados pela delegação londrinense. Considerando a classificação por títulos, Londrina obteve oito primeiros lugares, contra cinco de Curitiba, e, no que diz respeito à pontuação anteriormente utilizada, Londrina teve uma diferença a seu favor de 111 pontos a mais do que Curitiba.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos