Servidoras municipais expõem no saguão da Prefeitura
Exposição Caminhar é um trabalho conjunto das servidoras municipais e artistas Eliane Stahl e Lucinéia Chamorro
O saguão da Prefeitura de Londrina é palco da exposição “Caminhar”, que iniciou no dia 17 de outubro e prossegue até quinta-feira que vem, dia 27. Estão expostos quadros, poesias e ilustrações de Eliane Stahl e Lucinéia Chamorro.
Eliane Stahl é servidora pública municipal, artista plástica autodidata e poetisa. Lucinéia Chamorro é também servidora municipal, artista plástica e ilustradora. A exposição artística integra as atividades em comemoração ao Dia do Servidor Público, comemorado no dia 28 de outubro. Em homenagem ao dia, a Prefeitura de Londrina preparou várias atividades voltadas aos servidores municipais.
A artista Eliane Stahl preparou seis poemas com o tema “Somos resultados de nossas escolhas”. Além dos poemas, ela expõe quadros florais intitulados: Florescer, Imin 100, Vínculos e Arco Íris. “O foco da minha pintura sempre foi as flores. Mas, com uma inspiração moderna”, explicou.
Ela disse que o trabalho dela é baseado na imaginação e que não trabalha com cópias. “As flores têm cores fortes e contrastantes. Outra característica dos meus quadros é o fundo preto, que é um gosto pessoal”, apontou a artista.
Eliane Stahl observou que os poemas falam sobre o universo feminino, de uma forma pessoal e íntima. Ela destacou que a exposição é uma oportunidade do funcionário mostrar o seu trabalho fora do expediente. “Além disso, é uma partilha desta parte especial da minha vida, a arte. E também pode ser um estímulo para que outras pessoas descubram coisas que façam bem a elas, e as façam felizes”.
Quatro quadros com a temática “Cores do Brasil” contemplam a exposição da artista Lucinéia Chamorro. Ela ainda expõe a série de ilustrações “Pensamentos”. “As poesias da Eliane falam do universo feminino. Eu desenhei flores a partir de palavras também deste universo”, explicou Lucinéia.
A artista disse que as ilustrações retratam o cotidiano feminino, e que a escolha das flores foi feita por serem “delicadas e singelas”. “As flores são aquelas que se encontra nos jardins de Londrina. Mas além de retratar esse aspecto delicado, as palavras mostram também a fibra que as mulheres têm”.
De acordo com Lucinéia, as flores foram desenhadas com bico de pena e tinta nanquim. O objetivo é mostrar o aspecto antigo das mulheres e rememorar a familiaridade. “As mulheres antigas utilizavam desse método para escrever cartas ou em seus diários”, observou a artista.
A segunda parte da exposição é formada por uma composição de cores. “Meus quadros retratam a alegria de viver no Brasil. Além desse aspecto, tem toda a preocupação com a natureza nacional, através da pintura das araras. Que mostram a beleza do país, nossa alegria, mas que estão em extinção”, explicou.
Assim como Eliane, Lucinéia considera importante a iniciativa da Prefeitura, de mostrar que o servidor também se preocupa com outra área da sociedade, no caso, as artes. Lucinéia disse também que a iniciativa é uma forma de valorizar os servidores municipais.
A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 12h às 18h, no saguão da Prefeitura de Londrina.