Prefeito Barbosa Neto amplia Programa de Saúde Bucal
No Dia de Saúde Bucal, prefeito apresentou no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), quatro ações para fortalecimento do programa de Saúde Bucal
O prefeito Barbosa Neto anunciou hoje (25), no dia da Saúde Bucal, ações para o fortalecimento do atendimento odontológico em Londrina, durante coletiva realizada no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
São quatro as ações para a ampliação do Programa de Saúde Bucal. O número de equipes do Programa Saúde da Família (PSF) serão ampliadas de 16 para 20. A segunda ação é a extensão do horário do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) até às 22 horas. Hoje funciona até às 18h.
Na solenidade, foi assinada a autorização para a Secretaria de Saúde adquirir dois equipamentos de atendimento odontológico móveis. A quarta ação, foi o encaminhamento à Câmara Municipal de Vereadores, do projeto de lei para viabilizar o convênio de tratamentos odontológicos com a entidade filantrópica Grupo de Estudo destinado ao Desenvolvimento e Tratamento Odontológico ao Excepcional (GETEXCEL).
Equipes do programa Saúde da Família
A cidade já conta com o atendimento odontológico infanto-juvenil em 41 de suas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e, agora, graças à extensão da carga horária dos profissionais, irá aumentar o número de equipes que realizam o atendimento odontológico adulto de 16 para 20, podendo chegar a 23 equipes até o final deste ano. Todas as equipes formadas por servidores municipais.
Horário do CEO
O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) contará, a partir de 1° de novembro, com um dentista trabalhando das 18h às 22h, para atender pacientes que têm seus dias ocupados e, por isso, não possuem disponibilidade de horário.
Equipamentos móveis
Outra melhoria anunciada é a aquisição de dois equipamentos de atendimento odontológico móveis, no valor aproximado de R$ 10 mil cada. Com o equipamento, duas equipes irão realizar os tratamentos bucais em pessoas acamadas, que não podem se dirigir até os postos de saúde. Um levantamento prévio realizado mostra que há cerca de duas mil pessoas nesta situação em Londrina.
O município de Londrina conta hoje com uma equipe de prevenção formada por profissionais da saúde bucal que atuam em ações preventivas e educativas, em escolas, creches, eventos e projetos da Saúde e de outras secretarias.
Convênio com a GETEXCEL
Foi encaminhada, ainda, à Câmara Municipal de Vereadores projeto de lei para viabilizar o convênio de tratamentos odontológicos com a entidade filantrópica GETEXCEL – Grupo de Estudo para o Desenvolvimento e Tratamento Odontológico ao Excepcional. O objetivo é atender pessoas com deficiência. É a primeira vez que o município faz convênio com essa entidade.
Prefeito destaca importância da saúde bucal
O prefeito Barbosa Neto lembrou que recentemente o Centro de Especialidades Odontológicas completou sete anos e que este foi o primeiro CEO do Brasil, que contou com a presença do então Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. “Este centro é importante para a saúde pública de Londrina, que hoje ganha esse pacote de ações para a saúde bucal. Cuidar da saúde bucal é evitar também uma série de outras doenças”, disse.
O prefeito ainda destacou outras melhorias para a área da saúde, como a seleção de mais 800 novos servidores, para a secretaria que já conta com 3.200 profissionais; a compra de equipamentos de atendimento odontológico móveis; a aquisição de cinco veículos para a secretaria e a recuperação salarial dos servidores. “Já pode ser observada a melhoria da saúde pública”, afirmou Barbosa Neto.
O secretário municipal de Saúde, Márcio Nishida, parabenizou o trabalho realizado pelo Centro de Especialidades Odontológicas. “Esse foi o primeiro CEO do Brasil e conta com uma ótima estrutura e atendimento. Aqui os profissionais se preocupam com a atualização profissional e contam com o apoio do prefeito, mostrando que a saúde pública pode dar certo”, enfatizou o secretário.
De acordo com a diretora de Odontologia, Martha Beatriz Esgaib Issa, enfatizou a importância de se municipalizar o serviço de odontologia. “Não há mais funcionários terceirizados dentro da odontologia, a Secretaria de Saúde começou sua municipalização por aqui. Só temos a agradecer ao prefeito Barbosa Neto pela sensibilidade e por todos os avanços alcançados com pouco mais de dois anos de governo”, disse a diretora.
Extensão
Uma lei do executivo, aprovada pela Câmara neste ano, permitiu que dentistas e técnicos de odontologia possam estender a jornada de trabalho para 8 horas diárias, como preconiza o Ministério da Saúde, para os profissionais que aderirem ao Programa Saúde da Família. Para o gerente de Odontologia da Secretaria de Saúde, Oswaldo Pires Carneiro Junior, esta lei foi um avanço para a cidade. “É uma luta de 10 anos que agora foi vencida. Quem ganhou, não foram os servidores envolvidos, mas a população atendida”.
O gerente explicou ainda que a odontologia, em Londrina, sempre trabalhou como o programa infantojuvenil e o serviço para os adultos era feito com parcerias. “Com a ampliação, os adultos serão contemplados com quadro próprio de servidores. É um passo muito importante na melhoria do atendimento à população”, destacou.
O atendimento do Programa de Saúde Bucal em Londrina quer que o adulto seja inserido no atendimento pleno em ações programáticas , pronto-atendimento, visitas domiciliares e ações preventivas e educativas, enfatizou Carneiro Junior.
Fotos: Luiz Jacobs