Cidade

Centro de Dados de informática da prefeitura recebe melhorias

Devido à reestruturação, no dia 28 de outubro todos os sistemas de informática da prefeitura estarão fora do ar

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da prefeitura de Londrina informa que na próxima sexta-feira (28) e no dia 12 de novembro, realizará manutenção no datacenter da prefeitura, com a finalidade melhorar a infra-estrutura do local e garantir o funcionamento ininterrupto dos sistemas de informática para um melhor atendimento à população. Devido a essa ação, a partir das 7h, todos os serviços de informática da prefeitura estarão fora do ar.
 
O diretor de Tecnologia da Informação da prefeitura, Edvaldo de Alcântara Oliveira, explicou que a paralisação dos sistemas de informática acorrerá em razão do desligamento de todos os equipamentos do datacenter (centro de dados), para a instalação de equipamentos adquiridos para reestruturá-lo e melhorá-lo. “O datacenter é o coração da informática da prefeitura. Nele estão instalados todos os equipamentos servidores e o núcleo da rede de informática da prefeitura de Londrina”, esclareceu.
 
Oliveira destacou, também, a importância do sistema para o funcionamento dos serviços da prefeitura. “O datacenter é o local onde rodam todos os sistemas e serviços corporativos, como o sistema informatizado de saúde, o sistema tributário, o sistema de folha de pagamento e recursos humanos, o sistema integrado de processos, o sistema contábil-financeiro, o sistema de assistência social e o portal de internet, entre dezenas de outros serviços baseados em informática”, falou.
 
Sobre os equipamentos a serem instalados no dia 28 deste mês, o diretor contou que será instalado um novo aparelho de ar condicionado e feita a primeira etapa da instalação de três no-breaks de 20 KVA cada um. “Estas duas instalações buscam evitar a indisponibilidade dos sistemas e serviços de informática da prefeitura por problemas com ar condicionado e oscilações ou quedas de energia elétrica no datacenter”, falou. Oliveira disse ainda que a instalação dos no-breaks será concluída no dia 12 de novembro.
 
Ainda segundo Oliveira, neste ano já foram adquiridos e entregues equipamentos e softwares para a reestruturação e atualização do datacenter, no valor de R$ 729.387,99. “A instalação dos no-breaks permitirá a instalação dos demais equipamentos adquiridos para a reestruturação do datacenter (4 switches de camada três, 8 equipamentos servidores e 2 racks para a acomodação dos equipamentos servidores), assim como do software de virtualização de servidores”, disse.
 
O datacenter não passa por um processo de reformulação, de acordo com Oliveira, desde o ano de 2004. “A atual administração está recuperando a capacidade operacional do datacenter e a sua condição de absorver novos projetos de Tecnologia da Informação (TI). Sua infra-estrutura é de 2004, e com a explosão do uso da tecnologia da informação nos últimos anos, a sua melhoria e crescimento são imprescindíveis para garantir o funcionamento seguro de toda a informática da prefeitura e para permitir que novos serviços baseados em tecnologia da informação sejam disponibilizados pela administração à sociedade”, completou.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos