Destaques

Sema planta 40 mil mudas no Parque João Milanez

Árvores nativas da Mata Atlântica são plantadas no parque para recuperação da mata ciliar e criação de APP

Árvores nativas da Mata Atlântica são plantadas no parque para recuperação da mata ciliar e criação de APP

Uma megaoperação está sendo realizada no Parque João Milanez, região sul, para o plantio de 40 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. A Secretaria Municipal de Ambiente informou que já foram plantadas, desde o início da semana passada, 10 mil mudas no local.

Segundo o secretário de Ambiente, José Novaes Faraco, dez pessoas estão trabalhando no plantio. “São funcionários da empresa Kurica Ambiental, que ganhou a licitação e agora é responsável pelo plantio e cuidado com as mudas”, contou.

Segundo o secretário de Ambiente, José Novaes Faraco, dez pessoas estão trabalhando no plantio. “São funcionários da empresa Kurica Ambiental, que ganhou a licitação e agora é responsável pelo plantio e cuidado com as mudas”, contou.Faraco informou que, ao todo, serão mais de 15 alqueires de reserva florestal. “Estamos cumprindo uma obrigação legal, que preconiza a criação de áreas de preservação permanente, chamadas APP’s,  e formando um parque florestal com estas novas mudas”, ressaltou.

As mudas foram doadas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e visam à recuperação da mata ciliar e da reserva florestal do local. Além disso, com a doação, as mudas não tiveram nenhum custo para os cofres públicos. “Já foram plantadas mais de 100 mil mudas por toda a cidade, só neste ano. É um grande ganho para o município e para o meio ambiente”, completou Faraco.

Parque João Milanez

O Parque João Milanez está localizado no jardim Vale Azul, região sul da cidade, a 6 quilômetros do centro de Londrina e tem uma área total de 157 alqueires de preservação ambiental permanente, o que o torna duas vezes maior que o Central Park de Nova Iorque. A principal função do espaço é recuperar a vegetação natural e a mata ciliar que já havia sido devastada.

A Sema utiliza o espaço para fazer estudos no solo, clima e pesquisas da biodiversidade do lugar. Há alguns anos, o local sediava a Fazenda Refúgio,  comprada pela COHAB para construção de casas populares. Porém,  estudos revelaram que a topografia do lugar era imprópria para as construções, inviabilizando-se, assim, o projeto inicial.

A escolha do nome Parque Ecológico João Milanez é uma homenagem prestada pelo Município ao fundador da Folha de Londrina que, durante sua vida, participou de lutas e utilizou seu prestígio em favor da cidade.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos