Cidadão

Ouvidoria-Geral do Município adota identificação visual dos profissionais

Medida, solicitada pelos servidores do órgão, beneficia os cidadãos ao possibilitar a identificação visual do servidores municipais e a busca segura de orientações

A Ouvidoria-Geral do Município de Londrina adotou a identificação visual de todos os profissionais que atuam no órgão. A equipe optou pelo uso de um uniforme com o brasão do Município e o nome da pasta, além de crachá de identificação com o nome do servidor e a unidade em que trabalha.

A necessidade de adoção da identidade visual foi detectada pela equipe do órgão que, devido à sua localização no piso térreo da sede da Prefeitura, tem funcionado também como um canal de orientação para muitas pessoas que procuram diversos serviços ofertados no prédio.

“Percebemos diariamente que muitos munícipes que procuram a Prefeitura ficam sem saber a quem recorrer para tirar dúvidas e a nossa sala, por estar em evidência, acaba servindo de ponto de referência. Após a sugestão de um dos ouvidores do órgão e entendimento com os outros, resolvemos adotar o crachá de identificação e uso do uniforme. Isso facilita que as pessoas identifiquem que somos servidores públicos e que estamos à disposição para orientar da melhor forma possível”, explicou a servidora Alexsandra da Vanço.

A servidora Alexsandra da Vanço. Foto: Ouvidoria-Geral do Município/ Divulgação

Durante o processo de escolha da identificação visual, a equipe escolheu a cor a ser adotada, o azul-escuro. “Por iniciativa própria, com o aval do Ouvidor-Geral do Município, contratamos uma empresa para a confecção de camisas sociais e camisas polos, conforme a necessidade de cada servidor. Já havíamos feito o crachá há uns dois meses, o que também tem ajudado muito as pessoas a encontrar a segurança de estar sendo atendidos por um servidor municipal. Estamos vendo que a identificação visual auxilia e também dá uma segurança maior para nós, profissionais da Prefeitura”, salientou da Vanço.

A Ouvidoria-Geral do Município é um órgão de controle interno e que intermedeia as demandas da população com o poder público, sendo assim um importante canal de comunicação entre as partes. Além disso, a unidade da Ouvidoria está localizada no piso térreo do prédio da Prefeitura, em local bastante exposto e de fácil acesso, o que leva as pessoas a procurarem o órgão em busca de ajuda e orientação.

“Passamos, desta forma, a funcionar como uma espécie de ‘central de ajuda’ para a população que busca se localizar dentro do prédio. A identificação visual facilita bastante a localizar a equipe da Ouvidoria como servidores municipais nos momentos de socorro. E, assim, acabamos auxiliando a sociedade”, justificou o Ouvidor-Geral do Município, Alexandre Sanches Vicente.

Foto: Ouvidoria-Geral do Município/ Divulgação

Para ele, a iniciativa da equipe do órgão vai de encontro ao que determina a Lei 13.460/2017, que criou o chamado Código de Defesa do Usuário do Serviço Público. Essa norma aborda os direitos que a sociedade tem na obtenção do serviço público. “As pessoas têm o direito de saber com quem estão conversando, quem os está atendendo. E, no caso do prédio da Prefeitura, em que temos mais de mil pessoas circulando diariamente, sem esta identificação fica difícil de saber quem é o servidor e quem é o cidadão a procura de um serviço”, avaliou.

O Ouvidor-Geral disse que a medida proposta pela equipe é muito positiva e que está despertando o interesse, não somente dos cidadãos que procuram a Prefeitura, mas também de outros servidores municipais. “Não somos os únicos a adotar uma identificação visual na Administração. Há setores que também utilizam uniformes, como as equipes de fiscalização, o que auxilia muito a identificar que é um servidor em serviço. O crachá também é um elemento que outros setores já adotaram, como a Secretaria Municipal de Saúde. Não estamos inventando a roda, apenas utilizando novos mecanismos em favor da população”, enfatizou.

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