Selo identifica lojas que não vendem armas de brinquedo
Empresários devem solicitar selo da campanha “Arma não é brinquedo, dê abraços” até a próxima sexta-feira (11)
A prefeitura de Londrina e a Câmara de Vereadores recebem, até a próxima sexta-feira (11), os pedidos dos empresários da cidade interessados em possuir o selo da campanha “Arma não é brinquedo, dê abraços”. A campanha promovida pela Secretaria Municipal de Fazenda, em parceria com o Conselho Municipal de Cultura de Paz de Londrina (Compaz), tem realizado diversas ações para diminuir a venda de armas de brinquedos na cidade.
Por meio da lei n° 11.309, criada este ano, aprovada pelo legislativo e sancionada pelo prefeito Barbosa Neto, feita para reforçar a lei atual, n°9.188/2003, que proíbe venda de arma de brinquedos em Londrina. Os empresários da cidade que não comercializam armas de brinquedo serão identificados com um selo, concedido pela prefeitura de Londrina e Câmara de Vereadores. Segundo o presidente do Compaz, Luis Claudio Galhardi, o selo que será entregue em Londrina, é inédito no Brasil. “O nosso município é o único que tem uma política pública em relação à venda de armas de brinquedos”.
Para o presidente do Compaz, a nova lei reforça e incentiva o conceito de cultura de paz. “O selo é uma referência aos comerciantes comprometidos com a cultura de paz, valorizando assim, os lojistas.“ Ele ainda enfatizou a importância das ações dessa campanha afirmando que a lei e o selo proporcionam uma grande reflexão, como uma parte do caminho para a diminuição da violência.
Galhardi contou que entre os dias 10 e 21 de outubro, representantes do Compaz, realizaram visitas de orientação, a 60 lojas da cidade. “Visitamos desde as grandes redes até as lojas de pequeno porte. Mostramos a lei e o selo para os empresários, eles se mostraram interessados e abertos a aderir à campanha e solicitar os selos”, disse.
Os interessados em receber a certificação devem protocolar o requerimento na prefeitura de Londrina, até o dia 11 deste mês. O selo tem duração de dois anos, a concessão terá a grafia “Arma não é brinquedo, dê abraços. Lei 9188/2003”. A cerimônia de entrega dos selos aos empresários será feita no dia 24 deste mês, às 16h, na Câmara Municipal de Vereadores. “A data escolhida coincide com o Dia Internacional do protesto contra os brinquedos de Guerra”, contou Galhardi.
O presidente informou que, mesmo passando do prazo os comerciantes poderão solicitar o selo, porém, destacou a importância de participar da entrega coletiva. “Será um momento histórico, pois, essas lojas serão as primeiras a receberem o selo.”
O texto completo da lei está à disposição dos interessados no site da Câmara de Vereadores, no endereço eletrônico: www.cml.pr.gov.br.
A campanha “Arma não é brinquedo, dê abraços”, também criou um mecanismo, no portal da prefeitura, a fim de denunciar as lojas que não estejam cumprindo a lei. Qualquer cidadão pode fazer a denúncia, para colaborar com a campanha, no portal da prefeitura, no link http://www1.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12792O.