Cidadão

Secretaria do Idoso promove oficina para adolescentes

Evento visa aumentar a percepção dos jovens em relação às particularidades dos idosos

A Secretaria Municipal do Idoso, em parceria com a empresa Transportes Coletivos Grande Londrina, prossegue amanhã (8) com a campanha “Segurança no Trânsito”, que visa conscientizar os usuários sobre a postura que se deve adotar diante de idosos nos transportes coletivos. A etapa de amanhã é educativa e será realizada às 14h, na Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel), com o desenvolvimento de uma oficina acerca ministrar a oficina de sensibilização dos adolescentes.

A expectativa é reunir cerca de 100 adolescentes. O objetivo é aumentar a percepção dos jovens em relação às particularidades dos idosos. Para isso, será realizada uma dinâmica para proporcionar que eles sintam algumas das dificuldades que os idosos sentem. 

Após a dinâmica, haverá uma discussão na qual o foco são os direitos do idoso. Não só por uma questão de educação, mas a lei garante, no Estatuto do Idoso (artigo 39), a reserva de 10% das vagas nos transportes públicos. O grupo de idosos 3ª Geração, do jardim Sabará, fecha a tarde com a apresentação do “Rap do Idoso”. O próprio grupo compôs música que trata do respeito aos idosos no transporte coletivo.

O objetivo desta etapa da campanha, que iniciou no ano passado, é conscientizar as crianças, adolescentes e jovens sobre a questão da educação e também dos direitos que estão no Estatuto do Idoso. A campanha pretende gerar um processo de reflexão, integração e sensibilização dos adolescentes, com relação aos idosos, e prevê que os direitos dos idosos sejam respeitados e que a sociedade seja mais solidária.

A Secretaria do Idoso já realizou trabalhos educativos na Guarda Mirim e na Epesmel, mas é a primeira vez voltado para crianças. Estas atuações atingiram, aproximadamente, 250 pessoas.  A oficina de amanhã encerra as atividades da campanha, neste ano.

A campanha Segurança no Trânsito iniciou no ano passado, com um concurso. Dos grupos de convivências acompanhados pela Secretaria do Idoso, 20 participaram, propondo ideias para melhorar as condições do idoso. O grupo de idosos Revivência, do conjunto Armindo Guazzi, foi o vencedor, com a ideia de trabalhar o tema nas escolas e, também,de colar nos ônibus panfletos com a frase “Respeite os idosos hoje, para que, no futuro, você seja respeitado”.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos