Londrina participa III Conferência de Políticas para as mulheres
Encontro estadual será em Curitiba, no final de semana e terá a palestra de abertura com a ministra Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes
Encontro estadual será em Curitiba, no final de semana e terá a palestra de abertura com a ministra Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes
A Secretaria Municipal de Política para as Mulheres de Londrina participa da III Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres neste final de semana. A abertura da conferência estadual será na sexta-feira (11), às 18h, na Expo Unimed, em Curitiba. Para a abertura, está prevista a palestra magna com a ministra da Secretaria de Políticas para as mulheres, Iriny Lopes, e a leitura e aprovação do Regimento Interno.
O objetivo da conferência estadual é discutir as prioridades em relação às políticas públicas que devem ser implementadas, apresentar as principais reivindicações das mulheres e debater as políticas já realizadas a fim de avaliá-las. A participante da comissão organizadora da conferência do município de Londrina, Elaine Galvão, explica que “essa conferência é preparatória para a Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que vai acontecer entre 12 e 15 de dezembro, em Brasília”.
No segundo dia da conferência estadual (12), haverá a palestra “Mulheres- Poder e Autonomia Econômica” e acontecerão grupos de discussão sobre os eixos temáticos. A delegação de Londrina, composta por 19 representantes da sociedade civil e nove representantes do poder público, terá oportunidade de apresentar as demandas prioritárias que foram colocadas em debate na conferência do município, entre elas assinatura do Pacto Federativo de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres e a criação do Organismo Estadual de Políticas para as Mulheres.
Em Londrina, a Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres foi realizada nos dias 19 e 20 de agosto. A Conferência Regional, que englobou outras cidades da região metropolitana, aconteceu no dia 7 de outubro deste ano, em Cambé.
A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Sueli Galhardi, ressalta que a participação na conferência estadual é necessária para que se possa avaliar a situação das políticas públicas para as mulheres no estado do Paraná e levantar as prioridades que deverão ser apresentadas na etapa nacional. “Este é um fórum importantíssimo de debate em que as experiências dos municípios podem ser discutidas e avaliadas, gerando propostas que deverão orientar as decisões em nível nacional, inclusive quanto à destinação de recursos para as diferentes áreas de políticas públicas”, disse Sueli Galhardi.
Ela explicou que a cidade conta, ainda, com o I Plano Municipal de Políticas para as Mulheres, documento que contempla as demandas locais aprovadas nas conferências municipais e que segue as diretrizes do I e II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, elaborados pelo governo federal.