Cidadão

Londrina participa III Conferência de Políticas para as mulheres

Encontro estadual será em Curitiba, no final de semana e terá a palestra de abertura com a ministra Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes

Encontro estadual será em Curitiba, no final de semana e terá a palestra de abertura com a ministra Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes

A Secretaria Municipal de Política para as Mulheres de Londrina participa da III Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres neste final de semana. A abertura da conferência estadual será na sexta-feira (11), às 18h, na Expo Unimed, em Curitiba. Para a abertura, está prevista a palestra magna com a ministra da Secretaria de Políticas para as mulheres, Iriny Lopes, e a leitura e aprovação do Regimento Interno.

O objetivo da conferência estadual é discutir as prioridades em relação às políticas públicas que devem ser implementadas, apresentar as principais reivindicações das mulheres e debater as políticas já realizadas a fim de avaliá-las. A participante da comissão organizadora da conferência do município de Londrina, Elaine Galvão, explica que “essa conferência é preparatória para a Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que vai acontecer entre 12 e 15 de dezembro, em Brasília”.

No segundo dia da conferência estadual (12), haverá a palestra “Mulheres- Poder e Autonomia Econômica” e acontecerão grupos de discussão sobre os eixos temáticos. A delegação de Londrina, composta por 19 representantes da sociedade civil e nove representantes do poder público, terá oportunidade de apresentar as demandas prioritárias que foram colocadas em debate na conferência do município, entre elas assinatura do Pacto Federativo de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres e a criação do Organismo Estadual de Políticas para as Mulheres.

Em Londrina, a Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres foi realizada nos dias 19 e 20 de agosto. A Conferência Regional, que englobou outras cidades da região metropolitana, aconteceu no dia 7 de outubro deste ano, em Cambé.

A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Sueli Galhardi, ressalta que a participação na conferência estadual é necessária para que se possa avaliar a situação das políticas públicas para as mulheres no estado do Paraná e levantar as prioridades que deverão ser apresentadas na etapa nacional. “Este é um fórum importantíssimo de debate em que as experiências dos municípios podem ser discutidas e avaliadas, gerando propostas que deverão orientar as decisões em nível nacional, inclusive quanto à destinação de recursos para as diferentes áreas de políticas públicas”, disse Sueli Galhardi.

Ela explicou que a cidade conta, ainda, com o I Plano Municipal de Políticas para as Mulheres, documento que contempla as demandas locais aprovadas nas conferências municipais e que segue as diretrizes do I e II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, elaborados pelo governo federal.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos