Destaques

Sema distribuiu nesta semana 1,22 tonelada de ração para tutores de cães

Ao todo, 27 beneficiários em situação de vulnerabilidade social compareceram às entregas, realizadas na terça (11) e quinta-feira (13)

Nesta semana, a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) iniciou a distribuição de ração para famílias em situação de vulnerabilidade que são tutoras de animais e estão cadastradas no Banco de Ração. Realizadas na terça (11) e quinta-feira (13), as ações contemplaram 27 beneficiários que receberam, no total, 49 pacotes de 25 kg de ração canina, o equivalente a 1.225 kg.

Os cadastrados estão sendo contatados previamente pela Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA), através da conta oficial de WhatsApp da Sema, para o agendamento da coleta. A distribuição é feita sempre às terças e quintas-feiras, das 12h às 18h, no estacionamento do Parque Arthur Thomas (R. da Natureza, 155). Há disponibilidade para o atendimento de 20 pessoas por dia.

A diretora de Bem-Estar Animal da Sema, Graziella Damante, afirmou que a maioria dos beneficiários convocados aderiu à ação. “Várias pessoas têm vindo buscar a ração, mas tivemos casos em que os cidadãos não puderam comparecer devido ao tempo ruim. Nesses casos, o beneficiário pode nos avisar com antecedência e remarcar a data da coleta”, frisou.

A aposentada Joana dos Santos Silva assina o termo de recebimento da ração. Foto: Vivian Honorato – N.Com

A aposentada Joana dos Santos Silva, que cuida de dois cães que recolheu da rua, disse que a ração entregue pela Sema vai beneficiar a saúde de seus animais. “Eu costumava comprar a ração, mas nem sempre tinha condições. Agora, vou poder alimentar bem os cachorros. Também tenho um gato que foi castrado pelo Castramóvel, da Prefeitura, e fico muito feliz com esses serviços”, salientou.

No decorrer de janeiro, a distribuição é voltada às famílias em situação de vulnerabilidade que ainda não tinham coletado a ração, e cada pessoa atendida leva no mínimo um pacote de 25 kg. Os veterinários da DBEA têm analisado cada caso individualmente, para averiguar se uma quantia maior é necessária, dependendo do número de animais e do peso dos cães.

Juliano Castellano Morato, morador do Jardim Columbia. Foto: Sema/Divulgação

O morador do Jardim Columbia, Juliano Castellano Morato, parabenizou o Município pela ação. “Moro em uma residência e cuido de seis cachorros pequenos. Essa iniciativa é muito boa e vai me ajudar com o orçamento da casa”, destacou.

A partir do próximo mês, a ação contemplará os protetores independentes que aguardam atendimento. Mensalmente, a Sema pretende distribuir aproximadamente 200 sacos de ração. O estoque do Banco de Ração conta com 54,7 toneladas, que foram adquiridas mediante investimento de R$ 277.823,75, e serão entregues até o fim de 2022. Posteriormente, a pasta fará também a distribuição de ração para gatos, sendo que o processo de compra desse item ainda se encontra em trâmite.

Cadastro – Atualmente, 412 famílias em situação de vulnerabilidade estão cadastradas no Banco de Ração, assim como 308 protetores independentes e duas organizações não governamentais (ONGs). Periodicamente, a Sema realiza o recadastramento e atualização dos dados de todos os beneficiários, com o objetivo de averiguar possíveis mudanças em informações como telefones, endereços e quantidade de animais mantidos.

Para participar do programa Banco de Ração, é necessário preencher os formulários disponíveis na página da iniciativa, no Portal da Prefeitura (clique aqui). Após receber os cadastros dos beneficiários, as equipes da DBEA visitam os protetores, para conferir o número de animais atendidos e as condições em que se encontram. Em relação às famílias em situação de vulnerabilidade social, os técnicos do órgão verificam os seus Números de Identificação Social (NIS), para confirmar que estão inscritas nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a diretora de Bem-Estar Animal da Sema, Graziella Damante, pelo telefone (43) 3372-4765.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos