3ª Conferência Estadual de Políticas conta com londrinenses
Representantes do poder público e da sociedade civil discutem propostas para mulheres do Paraná
No último final de semana, entre os dias 12 e 13, representantes do poder público municipal e da sociedade civil da cidade de Londrina participaram da 3ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, realizada na cidade de Curitiba, sob a coordenação do Conselho Estadual da Mulher do Paraná (CEMPR).
A abertura da Conferência Estadual, presidida pela secretária Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Teresa Uilli Gomes, contou com a presença da subsecretária de Articulações Institucionais da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Lúcia Camini, que discursou sobre o II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres e destacou o compromisso do Governo Federal com o cumprimento de suas metas, a fim de que se efetive a promoção da igualdade de gênero.
No sábado (12), a programação teve a participação dos delegados de grupos de trabalhos, ocasião em que foram analisadas as propostas aprovadas nas etapas municipais e regionais e definidas prioridades a serem levadas à Conferência Nacional, que acontecerá em Brasília no mês de dezembro. Entre os eixos temáticos discutidos nos grupos de trabalho, estavam a autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho com inclusão social; educação inclusiva, não sexista, não racista, não homofóbica e não lesbofóbica; saúde das mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos e enfrentamento das diferenças geracionais, sociais e étnico-raciais, entre outros.
Assim como aconteceu na conferência municipal de Londrina, ocorrida no último mês de agosto, a Conferência Estadual aprovou uma moção de apoio à criação da Secretaria Estadual de Políticas para as mulheres, considerada, pelas representantes dos diversos municípios presentes, uma das prioridades do Estado.
Ainda no sábado, aconteceu a eleição dos representantes do estado do Paraná que participarão da Conferência Nacional. Da cidade de Londrina, foram eleitas seis delegadas. Como representantes do poder público do município, participaram a secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Sueli Galhardi, e a servidora da COHAB, Lindelma Furtado Chionpato. Da sociedade civil foram eleitos quatro representantes da sociedade civil, entre elas Luzia Terezinha Fante Soares, do Centro de Vida Independente de Londrina (CVI), única representante das mulheres com deficiência do estado do Paraná a ir para Conferência Nacional em Brasília.
Com relação à participação de Londrina na Conferência Estadual, um dos
aspectos positivos destacados pela secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Sueli Galhardi, foi à diversidade de segmentos representados. “O envolvimento de gestores das diversas áreas de políticas públicas no debate sobre formulação e gestão de políticas para as mulheres é fundamental para avançarmos na transversalidade de gênero. Da mesma forma, a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade civil, como mulheres negras, pessoas com deficiência, idosas, jovens e outras, é indispensável para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes no combate à discriminação e na promoção da inclusão social.”