Participação do negro na sociedade é tema de palestras
Racismo e seu enfrentamento serão destaques nas palestras do escritor Nei Lopes e do professor Severino Lepê Correia; eventos são abertos à comunidade
Para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra, a Prefeitura de Londrina, em parceria com o Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial e com o Núcleo de Estudos Afro Asiáticos (NEAA) da Universidade Estadual de Londrina promove hoje (17), às 19h no Anfiteatro do CCH, na UEL, a palestra “O Negro e a Diáspora” com o escritor, cantor e compositor Nei Lopes.
De acordo com a gestora pública de Promoção da Igualdade Racial, Maria de Fátima Beraldo, o objetivo da palestra é chamar a atenção da sociedade para a importância da participação do negro na construção do país. “O Nei Lopes é um grande nome na luta contra o racismo. Ele vai percorrer todo o trajeto do negro, desde sua saída da África, sua dispersão pelo mundo, até chegar à sua condição na sociedade atual”, contou.
Maria de Fátima destacou que a luta para combater o racismo é muito grande, por parte não só do movimento negro, mas também de aliados não negros. “O racismo representa um grande atraso para a sociedade brasileira. E mesmo que de forma velada, ele está aí, sustentado por atitudes discriminatórias”, declarou.
A gestora também lembrou, que amanhã (18), a partir das 14h, o professor Severino Lepê Correia realiza a palestra voltada para educadores, com o tema “O Papel das Comunidades Tradicionais no Contexto Contemporâneo”. “O professor Lepê vai abordar a importância das religiões de matriz africana na sociedade atual. Lembrando que os terreiros são, até hoje, os espaços de resistência negra, onde o negro pode se manifestar e cultivar a sua cultura original”, destacou.
“A forma de abordar as religiões afro em sala de aula é uma discussão muito importante. A intolerância religiosa já ceifou muitas vidas, e a endemonização das religiões de origem africana colabora para isso. Esta é mais uma das facetas do racismo. É preciso tratar com respeito o diferente, cada um com suas convicções, culturas, atitudes”, afirmou Maria de Fátima.
A palestra do professor Lepê Correia será realizada no Centro Municipal de Educação Infantil Valéria Veronesi (Supercreche), que fica na rua Benjamin Constant, 800. As duas palestras são abertas a todos os interessados. O certificado de participação na palestra de Nei Lopes será emitido pelo valor de R$10.