Destaques

Avançam as obras do Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência e Moringão

Mais uma etapa de fiscalização aconteceu na manhã de hoje (26), nas obras do Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência do Moringão

Na manhã desta quarta-feira (26), o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, vistoriou duas obras públicas em andamento importantíssimas para a cidade: a construção do Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência e a reforma do Ginásio de Esportes Professor Darci Cortês (Moringão). Também estiveram presentes engenheiros e fiscais da Prefeitura e das empresas terceirizadas responsáveis.

O Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência está sendo construído no Jardim Sabará, região oeste, ao lado da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Sabará, e promete ser referência estadual e nacional no atendimento a pessoas com deficiência. “Esta é uma obra de grande relevância social, Londrina e toda região contará com um centro de reabilitação que será referência para todo o país. Verificamos que a parte de terraplanagem já está pronta e agora está sendo feita a alvenaria”, apontou Canhada.

Foto: Vivian Honorato

A unidade será voltada ao atendimento interdisciplinar e reabilitação de pessoas com deficiência intelectual, auditiva ou física, de natureza temporária ou permanente; progressiva, regressiva ou estável; intermitente e contínua. O local será administrada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar), parceiro do Município. Com área total de 15.600,41 m2, o terreno onde está sendo construído o Centro foi doado pela Prefeitura de Londrina.

A realização dos serviços está sendo feita pela PGC Engenharia de Obras Ltda., empresa contratada via processo licitatório viabilizado pelo Cismepar. O investimento total do Centro é de R$ 5.241.912, recurso viabilizados em 2016, advindos de emendas parlamentares diferentes. As obras começaram em setembro de 2021 e o prazo de execução é de 12 meses, contados a partir do início das obras.

Ao todo, a construção terá 1690 m2 e contará com recepção e sala de espera; 12 consultórios gerais; 14 salas/box de terapia; uma cabine acústica; depósito de materiais de limpeza; vestiários masculino e feminino; e almoxarifado. Também estão incluídos refeitório; sala de coordenação; arquivo; administração; dois blocos de sanitários; sala de macas; e sala de reuniões.

O Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência poderá beneficiar mais de 100 mil pessoas com deficiência que residem nos 21 municípios da Região de Saúde do Médio Paranapanema. Atuando de forma interprofissional e intersetorial, o local vai dispor de uma capacidade instalada para atendimento a cerca de 550 pessoas por mês.

A equipe do Centro será formada por cerca de 40 profissionais de diferentes áreas de atuação, incluindo fisioterapia, psicologia, nutrição, fonoaudiologia, medicina, enfermagem, serviço social, educação física, pedagogia, música e terapia ocupacional, entre outras.

Moringão – Na reforma do Moringão, iniciada em outubro de 2021, a Prefeitura está investindo R$ 7.212.219,26. A empresa responsável pelas obras é a Salver Construtora e Incorporadora. Ela terá cerca de 8 meses para terminar os serviços, contados do início das obras.

Foto: Vivian Honorato

Estão sendo feitas melhorias nas instalações elétricas e de ar-condicionado, na estrutura metálica e cobertura do Ginásio Moringão, além de pintura. Os serviços contemplam a execução de reparos e reforço em toda a estrutura metálica e de concreto armado, além da troca das telhas para resolver o problema da infiltração generalizado que ocorre nos dias de chuva.

Toda a parte elétrica completa também será reestruturada, incluindo novo cabeamento estruturado – voz, dados e Circuito Fechado de TV (CFTV) – Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), ar-condicionado, alarme, sonorização e climatização do local.

Foto: Vivian Honorato

O secretário Marcelo Canhada destacou que a obra do Moringão era muito esperada, pois ela é muito importante para a realização de eventos e para o esporte de Londrina. Segundo ele, a empresa está cumprindo o cronograma dos serviços e a expectativa é que ela fique pronta em junho deste ano. “Observamos muitos operários trabalhando aqui e estamos otimistas com as obras do Moringão”, disse.

Canhada lembrou que o teto do ginásio estava muito precário e que toda a parte estrutural e elétrica passarão por reforma. “Estão sendo refeitas as partes que são aproveitáveis e outras estão sendo trocadas. Agora, o Moringão contará com um teto moderno, com proteção acústica e térmica. Isso vai proporcionar mais conforto para as pessoas que frequentam o local e os eventos musicais terão uma acústica melhor”, contou.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos