1ª Semana de Defesa Pessoal para Mulheres realiza aula inaugural
Atividade foi promovida na última segunda-feira (24); próximas ações estão marcadas para esta quarta (26) e sexta-feira (28)

Na última segunda-feira (24), foi realizada a aula inaugural da 1ª Semana de Defesa Pessoal para Mulheres. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM), e tem como objetivo demonstrar noções básicas de defesa pessoal para mulheres, visando sua segurança em situações de perigo ou violência. As duas próximas aulas serão nesta quarta (26) e sexta-feira (28), em horários diferentes, no Centro de Oficinas para Mulheres (COM), que fica na rua Valparaíso, s/n, sala 03, no Parque Guanabara.
Foram disponibilizadas 24 vagas, divididas em três turmas compostas por oito mulheres. As turmas realizaram suas atividades em horários separados. A primeira aula serviu como introdução à defesa pessoal, e demonstrou técnicas básicas de combate, também orientando sobre como reconhecer uma situação de risco e sair dela sem embate físico. Todas as aulas são ministradas pelo professor e faixa preta de jiu-jitsu, integrante da equipe Horse Jiu-Jitsu Team há cerca de 15 anos, Lucas Fabrício Gomes, que também é praticante de kickboxing da equipe JFT.
De acordo com a psicóloga e diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da SMPM, Lisnéia Rampazzo, a lista de espera já passa de 100 mulheres que querem participar do curso. “Estamos tomando precauções para que as aulas sejam seguras, por isso medimos a temperatura e pedimos que as participantes passem álcool em gel nas mãos, entre outras medidas”, afirmou.
O próximo encontro, no dia 26, terá como finalidade abordar situações de violência contra a mulher que envolvam crimes contra a dignidade sexual. As participantes terão contato com as premissas do jiu-jitsu voltadas ao controle emocional para a aplicação efetiva de inversões de posições, mediante a observação dos pontos de equilíbrio do agressor, de modo a facilitar a execução da saída. A terceira e última atividade da semana, no dia 28, será um evento de “aulão”, reunindo todas as mulheres participantes nas turmas orientadas anteriormente. Na ocasião, haverá um intercâmbio de vivências das duas primeiras aulas, possibilitando reforçar os ensinamentos dados para melhor aplicação das técnicas de defesa.
Texto: Filipe Roque, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina