Destaques

Bibliotecas municipais iniciam processo de informatização

BibliotecaLJP

Projeto de informatização e automatização das bibliotecas tem aprovação da SETI e prevê interligação em rede

A Biblioteca Pública Municipal de Londrina inicia processo de informatização, em conjunto com outras bibliotecas municipais. O projeto, formulado em 2009, tem aprovação da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e recebeu R$ 350 mil para sua concretização.

De acordo com o diretor de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura, Rovilson Silva, o projeto “Informatização e Readequação do Mobiliário das Bibliotecas” vai construir um sistema de interligação de todas as bibliotecas municipais. “Todas elas interligadas em rede, por meio da automação”, explicou.
BibliotecaLJ2O
Segundo ele, a instalação do software permitirá que os serviços desenvolvidos pelas bibliotecas tornem-se mais rápidos e ágeis. “Hoje, é tudo feito manualmente, por meio de fichas. Buscamos um novo processo de leitura, tendo por base os dados do código de barra”. A informatização do sistema auxilia nas pesquisas, empréstimos e procura de livros, por exemplo.

O diretor observou que o processo de implantação será gradativo, com cerca de três anos de duração. “Isso porque são cerca de 200 mil títulos para serem inseridos nessa base de dados”, informou Silva.

Ele afirmou que, há cerca de 20 dias, a Biblioteca Pública está recebendo equipamentos de informática e mobiliários. “A previsão é que, no fim de dezembro,  95% do material já estejam entregues”. O objetivo, de acordo com o diretor, é tornar o local mais adequado para o público.

Curso

O projeto aprovado pela SETI prevê ainda o desenvolvimento de um curso sobre o novo sistema a ser oferecido, durante esta semana, das 8h às 14h, para todos os funcionários da Biblioteca Pública, Infantil, do Professor, da Vila Nova, Lupércio Luppi, Museu de Arte e da Escola Municipal Moacir Teixeira (piloto). Este curso será ministrado por um representante da empresa Sophia, de São Bernardo do Campo (SP), que é a responsável pela implantação do software.

Fotos: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos