Cidadão

CTD e Londrina Iluminação iniciam adesão ao Sistema Eletrônico de Informações

O SEI é uma plataforma de software livre para trâmites de processos e documentos, de acesso on-line e atualização em tempo real; previsão é que o uso inicie já em agosto

A Prefeitura de Londrina está ampliando a utilização do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), com adesão da Londrina Iluminação e Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD) à ferramenta. Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o SEI é utilizado pela administração direta desde 2015, mediante um Termo de Cooperação Técnica firmado pela Prefeitura e o TRF4, que agora autorizou a extensão da plataforma para as duas companhias públicas do Município.

Os processos e documentos que tramitam no SEI contam com atualização em tempo real e podem ser acessados através de computadores, smartphones ou qualquer outro equipamento conectado à internet. O ambiente da plataforma eletrônica traz mais níveis de segurança para as informações e sua utilização reduz o impacto ao meio ambiente, diminuindo drasticamente o uso de papéis referentes a documentos físicos.

Além do TRF4 e da Prefeitura de Londrina, outras esferas do poder público também aderiram ao SEI, inclusive o Governo Federal, órgãos do Judiciário e instituições públicas de todo o país.

Foto: Vivian Honorato / NCom

De acordo com o secretário municipal de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, a utilização do SEI na Londrina Iluminação e CTD trará benefícios expressivos para a eficiência administrativa, segurança das informações e transparência. “Nos últimos anos, cresceu enormemente a importância e o volume de operações da Londrina Iluminação, por exemplo, que para adquirir os insumos da iluminação em LED vem conduzindo, de forma exemplar, algumas das maiores licitações realizadas no âmbito do Município. Por isso, pleiteamos e conseguimos junto ao TRF4 a renovação do convênio para utilização do SEI e a possibilidade de estender seu uso às companhias controladas pelo Município”, detalhou.

Com o aval do TRF4, concedido oficialmente na quarta-feira (16), a Diretoria de Gestão de Informações e Arquivo Público (DGIAP), da Secretaria Municipal de Gestão Pública, atuará em conjunto com as companhias para mapear os processos e implantar o SEI no menor prazo possível. “É um grande avanço para o Município, que tem a responsabilidade, como líder em transparência no Brasil, em inovar constantemente e avançar na transparência em todas as áreas possíveis. Hoje em dia, praticamente a totalidade dos processos mais sensíveis e que envolvem recursos públicos já tramitam de forma eletrônica, em todo o país”, frisou Cavazotti.

O presidente da CTD, Luciano Kühl. Foto: Emerson Dias – N.Com

O presidente da CTD, Luciano Kühl, acrescentou que o SEI facilitará a comunicação e tramitação de processos vinculados entre as companhias e a administração direta do Município. “Com o SEI, estaremos integrados perfeitamente com todas as secretarias municipais, trazendo mais clareza e robustez, além de transparência e agilidade aos processos”, citou.

Kühl destacou que a plataforma é de utilização fácil e intuitiva e, além de desenvolver o SEI, o TRF4 também elaborou e disponibiliza gratuitamente manuais aos usuários. “Os processos sairão do papel para o meio eletrônico, com inserção de arquivos e assinaturas de forma digital. Na CTD, faremos uma capacitação e a utilização começará por todos os setores que têm contato direto com a Prefeitura, pois o SEI é uma ferramenta de integração, e todos os setores que tiverem algum tipo de contato com o município, seja através de contrato ou solicitação, farão a utilização do sistema”, disse.

Presidente da Sercomtel Iluminação, Claudio Tedesch. Foto: Emerson Dias / NCom

Para o presidente da Londrina Iluminação, Claudio Tedeschi, que já foi presidente da Sercomtel Telecom, o SEI será muito vantajoso para a companhia. “Já utilizamos este protocolo na Sercomtel Telecom, quando era uma empresa pública, e isso ajudou muito no processo da sua privatização. Certamente nos ajudará na agilidade e segurança dos procedimentos da Londrina Iluminação”, afirmou.

De acordo com a diretora Administrativo-Financeira da Londrina Iluminação, Beatriz de Oliveira Teixeira, que encabeça a implantação do SEI na empresa, uma das grandes vantagens de usar o Sistema é o ganho obtido na transparência dos processos. “O SEI também dá mais celeridade aos procedimentos internos e, acima de tudo, oferece ganhos na questão da sustentabilidade, já que promove redução no uso de papel e outros materiais físicos dentro da empresa. Estamos em processo constante de inovação e a implantação do sistema SEI vai colaborar para os avanços desta companhia”, acrescentou.

Teixeira esclareceu que, com a autorização de implantação do SEI obtida na quarta-feira (16), junto ao TRF4, a adesão ao sistema está em fase inicial, com a construção dos fluxos processuais. “A expectativa é de que a partir de agosto o sistema comece a ser utilizado. Todos os setores serão usuários e, paulatinamente, todos os processos serão incluídos e tramitados via SEI. Inclusive, a implantação do SEI alcança o público externo, por exemplo, nas assinaturas dos contratos e realização de peticionamento eletrônico em alguns processos”, explicou.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos