Cidade

Fundação de Esportes de Londrina e UEL assinam Protocolo de Intenções

A intenção é estreitar parcerias e ampliar o intercâmbio de experiências, fortalecendo a atuação institucional e de atendimento a atletas e comunidade

Nesta quinta-feira (24), às 8h30, a Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes (FEL), e a Universidade Estadual de Londrina (UEL), via Centro de Educação Física e Esportes (CEFE), assinarão um Protocolo de Intenções a fim de congregar esforços no sentido de estabelecer relações de cooperação na área esportiva, sempre voltadas à população e atletas.  A assinatura será feita na sede da FEL, localizada na área administrativa do Ginásio de Esportes Moringão, na Rua Gomes Carneiro, 315.

O protocolo entra em vigor a partir de agora, pelo prazo de quatro anos. Com isso, espera-se que o intercâmbio de experiências e conhecimentos resulte em benefícios para as respectivas instituições e comunidade, com maior estreitamento cultural, técnico, social, científico, e, sobretudo do ponto de vista educacional.

Por meio do Protocolo de Intenções, a UEL propõe a cooperar, com a Prefeitura, na implementação do Plano Municipal de Esportes; atuar na elaboração de estudos que possam caracterizar o perfil de praticantes de atividades físicas e esporte da cidade de Londrina; na implantação do Centro de Formação de Jovens Atletas, nas vertentes educacional, participação e rendimento; e apoiar a criação da escola municipal de treinadores, proporcionando a capacitação e formação continuada para treinadores e gestores esportivos municipais. A UEL também propõe apoio técnico-científico dos Laboratórios Especializados do CEFE.

O presidente da FEL, Marcelo Oguido, explicou que um dos grandes ganhos desta parceria é que os atletas do FEIPE, tanto os da base quanto os de alto rendimento, poderão ser encaminhados para serem atendidos pelo CEFE e UEL, usufruindo de acompanhamento em todas as áreas, incluindo parte física e mental. “Os atletas poderão ser acompanhados por diversos profissionais, passando por avaliações, testes e podendo contar com um programa específico para eles, para que possam atingir um bom resultado”, contou. 

Ainda segundo Oguido, a UEL também poderá auxiliar no desenvolvimento de projetos de políticas públicas e de ações sociais. “A Universidade, por meio do CEFE, e a FEL, há anos desenvolvem projetos em parceria, formalizados por convênios, com destaque ao projeto Atletismo Londrina e o projeto de Basquete em Cadeira de Rodas/Pernas preciosas. Agora, outros convênios importantes poderão ser implementados”, ressaltou.

O professor e diretor do CEFE/UEL, Leandro Ricardo Altimari, frisou que o Protocolo de Intenções vem para consolidar ações que o Centro de Educação e Esportes vem desenvolvendo junto à FEL nos últimos anos. “Isto engloba não apenas a questão de organização de jogos e atividades, a partir do uso das estruturas da UEL, mas também ações que têm sido desenvolvidas em projetos conveniados ao FEIPE. São projetos que funcionam regularmente no CEFE e apoiados pela Fundação de Esportes”, citou.

Altimari disse que o propósito é avançar em demandas que o município tem na área esportiva e de atividade física, na qual o CEFE da UEL detém expertise, com expectativa de otimizar o uso da infraestrutura e também o envolvimento do corpo docente em diferentes segmentos. “Com isso, a intenção é aproveitar as habilidades em áreas que possam contribuir com a implementação de projetos de pesquisa e extensão, visando alavancar itens listados no protocolo. São tratativas importantes para o desenvolvimento do esporte em Londrina, para formação de atletas e parte educacional, de participação e rendimento. De forma geral, esperamos que essa aproximação renda bons frutos e benefícios para atender as perspectivas institucionais e também a comunidade”, concluiu.

Texto: Dayane Albuquerque e Renan Oliveira

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos