Curso oferecido pela Prefeitura forma turma de mecânicos de motocicleta
Cerimônia reuniu os alunos para a comemoração da conclusão das atividades e entrega de certificados no auditório do Senai

Na noite de terça-feira (22), os alunos do curso de mecânica de motocicletas, promovido pela Prefeitura de Londrina, celebraram a conquista de seus certificados. A capacitação é resultado da primeira contratação direta, pela Prefeitura, do Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) na história da cidade. Realizada no auditório do Senai, a cerimônia de entrega dos certificados contou com a presença de parte dos 21 formandos e seus familiares, e respeitou todas as medidas de combate e prevenção ao coronavírus.

Para chegar a esse momento, os alunos receberam formação técnica e cidadã, tendo adquirido conhecimentos práticos e também transversais, como noções de comunicação e postura profissional. As atividades foram conduzidas durante aproximadamente dois meses, por meio da Carreta do Conhecimento. Esse é um projeto do Senai que utiliza um ônibus-escola para levar qualificação a diferentes locais da cidade, sendo que a estrutura do veículo foi adaptada para receber uma sala de aula e também uma oficina.
O curso de mecânica de motocicletas foi ofertado para 30 alunos, divididos em duas turmas, e o período vespertino contemplou, exclusivamente, trabalhadores atendidos pelo Patronato Penitenciário de Londrina que estão em fase de reinserção na sociedade. A contratação da atividade, inédita, foi realizada por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), com recursos viabilizados pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT).

Durante a realização do curso, a carreta ficou estacionada em frente à Prefeitura de Londrina. O Jardim Bandeirantes também já recebeu a escola itinerante, com a capacitação de mecânica de automóveis. Outras ações de qualificação estão previstas pela Secretaria em 2022, tanto na área de mecânica – com o programa Carretas do Conhecimento –, quanto em outras áreas como tecnologia, estética, gastronomia e serviços. O cronograma completo de atividades de qualificação profissional será divulgado até o final desta semana e os cursos começam já em março.
O secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda em exercício, Cesar Makiolke, destacou o significado dessa cerimônia para a Secretaria. “Comemorar essa formatura é comemorar todo o trajeto que a Secretaria percorreu para entregar essa oportunidade de qualificação ao trabalhador. Agradecemos o olhar sensível do prefeito Marcelo Belinati, e do secretário de planejamento, Marcelo Canhada, que viabilizaram uma suplementação de R$ 200 mil no nosso orçamento para investirmos na formação das pessoas da nossa cidade. Então, além dessa cerimônia ser um ato simbólico que marca a vida desses alunos, também é um ato de muito significado para a história da Secretaria do Trabalho”, pontuou Makiolke.

O gerente regional de Educação e Negócios do Senai Londrina, Victor Cunha, ressaltou a importância da formação profissional para a construção e desenvolvimento da carreira dos trabalhadores. O gerente também destacou a ampla parceria do Senai com o governo municipal. “Juntamos forças para sempre formar mão de obra qualificada, transformando a vida das pessoas para melhor por meio da educação”, garantiu Cunha.
Para Lizandra Bueno, diretora do Patronato Penitenciário de Londrina, a disponibilização de uma turma do curso para egressos marca uma importante contribuição da Prefeitura no processo de reintegração social de pessoas que passaram pelo Sistema Penitenciário do Paraná. “A educação abre portas, desenvolve novas possibilidades e desperta em qualquer ser humano o desejo de evolução, mudança e transformação. O Complexo Social de Londrina, em nome do Departamento Penitenciário do Paraná, agradece a iniciativa e parceria, com a plena certeza de que somente através da educação, esforço e oportunidade o objetivo de ressocialização e recomeço pode se tornar possível”, frisou a diretora.