Londrina Iluminação instala LED na travessia da linha férrea no Novo Amparo
Trecho, de 70 metros, era muito escuro e comprometia a segurança de pedestres e motoristas; trabalho foi realizado pela Londrina Iluminação


Um trecho antigo, que não tinha luz alguma, agora recebeu a melhor iluminação pública que existe: a travessia da linha férrea da Rua Angelino Ferreira de Souza, que fica entre os jardins Novo Amparo e Felicidade, na região norte da cidade. A Prefeitura, por meio da Londrina Iluminação (LI), instalou quatro pontos de iluminação LED no trecho de 70 metros daquele cruzamento. “A necessidade era muito antiga. Aquele pedaço era bem escuro e perigoso. O prefeito Marcelo Belinati deu atenção especial e a Londrina Iluminação veio aqui colocar”, esclarece o presidente da Associação de Moradores do Conjunto Novo Amparo, Jardim Felicidade e Santa Luzia, Flávio Alves Folgado.

Todas as ruas daqueles locais, um total de 26 vias, já possuíam iluminação em LED havia dois anos. Apenas a passagem sobre a linha férrea carecia de uma iluminação adequada: “Em termos de iluminação e em muitas melhorias para a comunidade não podemos reclamar. A luz ficou muito boa e as nossas famílias estão contentes”, salienta o dirigente da Associação. Além disso, técnicos da LI concluíram manutenção de apoio nas seis luminárias de vapor metálico da quadra poliesportiva do local.
Segundo o presidente da Londrina Iluminação, Claudio Tedeschi, a empresa prossegue, de forma permanente, com a execução do programa “Londrina Cidade Iluminada”, que prevê a modernização de toda a iluminação pública do município até 2024. “Já fizemos 44% de todo o nosso parque de iluminação, que tem 65 mil pontos”, destaca.
Para o diretor de Operações da companhia, Alexander Farias Fermino, todas as regiões da cidade estão sendo atendidas: “A gente quer eliminar as lâmpadas de vapor de mercúrio, muito antigas e defasadas em termos de eficiência energética, e também trocar aquelas que estão muito fracas ou necessitando realmente de serem substituídas”. Fermino esclarece ainda que as referidas trocas obedecem a critérios preestabelecidos, incluindo prioridades como o entorno de escolas, postos de saúde, locais ermos ou mesmo ruas e pontos de grande circulação de pessoas que se encontram com problemas de luminância.
Várias vias atendidas – Neste mês de fevereiro, a Londrina Iluminação já concluiu a modernização da iluminação pública de 12 ruas e duas praças (Vicente Leporace, no Jardim Alvorada; e a praça pública em frente à Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na Vila Siam) – de todas as regiões, indistintamente. Além disso, concluiu a iluminação das ruas dos jardins Moema e Tropical, na região norte, do Conjunto Vivendas do Arvoredo, na região Sul e, nesta semana, as ruas do Residencial Abussafe, na região leste.
Londrina tem 4.268 ruas, 169 avenidas e 531 praças assentadas em 914 bairros, incluindo vilas, condomínios, parques residenciais, conjuntos, chácaras, loteamentos e jardins, segundo dados do Sistema de Informação Geográfica (Siglon) e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina. A proposta é transformar toda a iluminação pública destas localidades em LED.
Para entrevistas – Alexander Fermino, diretor de Operações. Contato: Marcelino Jr., (43) 3375-2764 ou 99995-1403.