Prefeito entrega horta comunitária no Jardim Nova Esperança
Na solenidade, Barbosa Neto anunciou asfalto de 700 metros, que será feito na região sul
O prefeito Barbosa Neto e a secretária municipal de Agricultura e Abastecimento, Marisol Chiesa, entregaram,ontem (15), a 31ª horta comunitária da cidade. Desta vez, foi contemplado o Jardim Nova Esperança, na rua Sebastião Pedroso de Moraes, próximo à estação da Sanepar, na região sul. Trata-se do Programa Horta Comunitária desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura.
O terreno de 2 mil metros quadrados atende a 40 famílias e 25 estão na fila de espera para cultivar produtos no local. Barbosa Neto anunciou que, até o fim do ano, serão asfaltados, aproximadamente, 700 metros de ruas da região. Ele enalteceu o trabalho da comunidade na horta e lembrou a importância da alimentação saudável com alimentos cultivados pelas próprias pessoas da região. “O consumo de alimentos saudáveis, orgânicos, evita o consumo de remédios. Afinal, a boa alimentação regula o funcionamento do nosso corpo. Além disso, quem produz também tem uma fonte alternativa de renda”, destacou.
Marisol Chiesa contou que a horta do Jardim Nova Esperança teve grande envolvimento da comunidade e houve interação entre pessoas que não se conheciam.”É um projeto que vai além da alimentação saudável, que é muito importante, mas também favorece a união e a organização da comunidade.”
A união e o envolvimento também foram características que chamaram a atenção do coordenador de Hortas Comunitárias, Carlos Eikiti Hirooka. Ele contou que as famílias plantam, colhem e podem consumir ou comercializar os produtos. “ O sucesso das hortas depende muito do envolvimento das pessoas da comunidade que trabalham nela. No Jardim Nova Esperança, teve muito envolvimento, há fila de espera e isto é muito importante para a continuidade do trabalho.”
O vice-presidente da Associação de Moradores do Jardim Nova Esperança, José Guilherme Alves, considera o programa de Hortas Comunitárias uma iniciativa muito importante. Ele também destacou que a união foi a marca da horta local e contou que pessoas desconhecidas fizeram amizade decorrente do trabalho que estão realizando.
Entre os presentes, estavam secretários municipais, lideranças comunitárias, além da comunidade do Jardim Nova Esperança.
Foto: Luiz Jacobs