43ª Academia ao ar livre foi entregue no jardim Marabá
Prefeito entregou ontem equipamento localizado entre as ruas Araticum, Ananás e Jenipapo
A comunidade dos jardins Marabá, Interlagos, Meton e Mairá receberam, ontem (14), da prefeitura do município de Londrina, a 43ª Academia ao ar livre. O prefeito Barbosa Neto participou da entrega ao lado da secretária do Idoso, em exercício, Rosângela Cebulski, além de populares e outros secretários municipais. A academia está localizada entre as ruas Araticum, Ananás e Jenipapo, ao lado da quadra de esportes do bairro.
Lideranças populares, como os presidentes das Associações de Moradores do Interlagos e do Marabá, Donizete Roberto e Ana Lima, respectivamente, agradeceram ao prefeito pela instalação do equipamento público de lazer. “É mais uma conquista para a comunidade. É a primeira das muitas que vamos receber”, afirmou Ana Lima.
Rosângela Cebulski fez questão de destacar que a academia é da comunidade e que cabe a ela cuidar dos equipamentos, para que todos possam utilizar.
Barbosa Neto lembrou que Londrina é a cidade do Brasil que mais tem academia ao ar livre. Ele informou que, nos próximos dias, a Prefeitura vai instalar um parque infantil para as crianças. “Vamos cuidar da saúde de todas as idades”, falou o prefeito.
Barbosa destacou que a região leste está recebendo uma atenção forte da Prefeitura. Entre as ações, ele listou a construção da nova unidade de saúde da Vila Ricardo; a ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Durvalina Pereira Oliveira de Assis; a transformação do antigo Grêmio dos Operários em Polo Leste de Ensino Integral, além da construção do centro de convivência da região leste.
O programa de academias ao ar livre visa a revitalizar espaços públicos, além de fortalecer a prática do lazer, esporte e integração social na cidade. O projeto das academias reforça ainda a preocupação da gestão com o envelhecimento da população.
Estão disponíveis para a comunidade, os seguintes aparelhos: alongadores, simuladores de caminhada e cavalgada, esqui, multiexercitador, aparelho de remada sentado, de pressão de pernas, rotação dupla diagonal, vertical e de surf. Os módulos são duplos, com capacidade para até 50 pessoas.
Esta academia foi executada com a utilização de recursos federais, por meio de emenda parlamentar, em parceria com o município. Outros parceiros também estão inseridos no projeto: Sercomtel, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanismo (CMTU), Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) e as secretarias municipais do Ambiente e Saúde.
O manual de utilização dos aparelhos para os iniciantes está disponível no portal da Prefeitura (http://www1.londrina.pr.gov.br/). Durante às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h30 às 10h30, estagiários da Fundação de Esportes estarão à disposição da comunidade, para orientar a forma correta de utilizar os aparelhos.
Fotos: Vivian Honorato