Londrina tem saldo positivo de 658 vagas de trabalho em janeiro
Caged apresentou, no total, 6.923 admissões e 6.265 desligamentos em janeiro; setor de serviços foi o que mais contratou
O ano de 2022 começou com boas notícias para a empregabilidade em Londrina. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados hoje (10), pelo Ministério do Trabalho, Londrina teve um saldo positivo de 658 vagas na geração de empregos. No total, foram 6.923 admissões e 6.265 desligamentos.
O setor que mais empregou foi o de serviços, com 3.014 admissões e um saldo positivo de 623 postos de trabalho. A indústria e a construção civil, juntas, contribuíram com 274 vagas criadas, enquanto a agropecuária se manteve estável e o comércio, sentindo ainda os desligamentos dos contratos de final de ano, teve um saldo negativo de 238 vagas.
O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, comemorou o começo de ano positivo. “É muito importante, já em janeiro, registramos essa evolução no mercado de trabalho formal na cidade. O emprego com carteira assinada dá segurança ao trabalhador e isso faz com que ele tenha capacidade de contratar mais serviços, consumir com a tranquilidade de honrar as parcelas, investir num curso de médio a longo prazo, por exemplo, pois sabe que terá condições de arcar com as parcelas do curso e assim por diante. Isso movimenta toda nossa economia”, pontuou.
O secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos, explicou que o crescimento do mercado formal vem acompanhado da abertura de novos empreendimentos. “Tivemos um salto de 34 mil para mais de 41 mil MEIs registrados na cidade nos últimos 12 meses. São londrinenses que entregam serviços e produtos e que contribuem muito para a economia da cidade, inclusive podendo contratar pessoas pelo seu CNPJ. Esses dados, somados ao Caged, confirmam o desenvolvimento da cidade em diferentes frentes”, frisou.
O presidente da Codel, Bruno Ubiratan, também lembrou de ações que vão refletir na empregabilidade nos próximos meses. “Estamos para inaugurar o Tecnocentro, a Prefeitura tem investido na qualificação de mão de obra, vemos o turismo crescendo com, por exemplo, o Circuito Pé Vermelho de Cicloturismo. Uma ação, aparentemente simples, que será o funcionamento do pedalinho no lago Igapó, nos próximos dias, vai impactar muito todo o comércio no entorno. Tudo isso contribui para o avanço da nossa cidade”, comemorou.