Cidadão

Primeiro Lira de 2012 será realizado na próxima semana

Serão visitados 8.000 domicílios de todas as regiões de Londrina de 9 a 13 de janeiro

A partir de segunda-feira da próxima semana, dias 9 a 13 de janeiro, será realizado o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (Lira). Todas as 39 regiões da cidade vão ser vistoriadas pelos agentes municipais de endemias.

O governo federal havia dividido Londrina em 18 regiões, mas, para agilizar a apuração das informações, a secretaria segmentou o município em 39 sub-regiões.  Com essa prática, cada Unidade Básica de Saúde (UBS) faz seu próprio levantamento.

Serão 8 mil domicílios visitados por aproximadamente 300 profissionais. Destes, cerca de 260 agentes são contratados, 18 são supervisores do Ministério da Saúde municipalizados e 30 funcionários, em estágio de aprendizado, vão acompanhar as vistorias.

O sistema utilizado para a realização do Lira é informatizado e escolhe as residências que serão visitadas a partir de sorteio e utiliza as diretrizes pré-estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Por ano, são realizados quatro levantamentos como este. Segundo o coordenador de Endemias da Secretaria de Saúde, Elson Belisário, a perspectiva é que o índice fique abaixo do nível de alto risco de endemia, que é acima de 3,9.

O coordenador de Endemias explicou que este trabalho é um dos mais importantes realizados pelo município, porque é o levantamento que guia as próximas ações que a Secretaria Municipal de Saúde vai tomar até abril, quando acontece o segundo levantamento do ano.

De agosto a 31 de dezembro de 2011, houve 31 casos de dengue e um caso de febre hemorrágica de dengue (FHD). No mesmo período do ano anterior, foram 184 casos da doença, sendo oito com complicações e um de febre hemorrágica.  

O trabalho dos agentes municipais de endemias começa na próxima segunda-feira (9), das 7h30 às 19h30. E o coordenador de Endemias pede à população que atenda aos agentes e procure facilitar o trabalho dos mesmos, visto que o trabalho realizado por eles guiará todos os procedimentos da Secretaria Municipal da Saúde no combate à dengue.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos