Gestão de Igualdade Racial presta assistência à vítima de racismo
Gestora municipal se reúne amanhã com professor que foi vítima de racismo, para discutir ações sobre o caso
A gestora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Maria de Fátima Beraldo, representantes do Centro de Direitos Humanos (CDH) e o professor Valdecido Pereira da Silva se reúnem, amanhã (6), às 14h, na Prefeitura Municipal, para esclarecer quais ações serão tomadas sobre o caso de crime de racismo ocorrido na semana passada.
Na quarta-feira, dia 28 de dezembro, o professor de História do Centro de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) e mestrando na mesma área pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) foi acusado pelo policial civil, Paulo Valério Kwiatkowski, de tentar roubar a senha bancária do policial. O incidente aconteceu em um supermercado na rua Brasil.
Durante a discussão, segundo a gestora Maria de Fátima Beraldo, Paulo Valério agrediu verbalmente o professor de História, desqualificando-o com palavras chulas que remetem ao crime de racismo e teria apontado a arma para a vítima. Valdecido foi encaminhado ao 1º Distrito Policial, onde o policial registrou Termo Circunstanciado de Infração Penal.
Os amigos do professor entraram em contato com o órgão municipal, criado pela atual administração, com esta finalçidade, para denunciar o caso de racismo. Segundo a gestora Maria de Fátima Beraldo, a Prefeitura Municipal dará todo o apoio necessário à vítima.
“Nós ouvimos o relato de Valdecido e, através da Procuradoria Jurídica Municipal, entramos em contato com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e com o Centro de Direitos Humanos (CDH) que darão assessoria jurídica à vítima. Através da Secretaria Municipal de Assistência Social, o município vai disponibilizar atendimento psicológico ao professor”, explicou a gestora.
Maria de Fátima salienta, ainda, que este não é o único caso de crime de racismo denunciado à Prefeitura. Diariamente, o órgão recebe informações sobre casos de racismo, mas a maioria das pessoas não dá continuidade aos procedimentos legais, por medo ou vergonha. O caso de racismo sofrido por Valdecido é o quinto que município está acompanhando, atualmente.
Neste ano, a Gestão de Políticas pretende aderir ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que será lançado pela Secretaria Nacional de Políticas de Promoção Igualdade Racial e que vai direcionar as ações e políticas a serem implantadas de 2012 a 2014. A ideia é desenvolver também o Plano Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
Para aqueles que quiserem denunciar crimes de racismo e violência praticados à pessoa negra podem procurar a Gestão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, que fica na Prefeitura Municipal, ou telefonar para 3372-4274 ou 9905-7546.