Após academia, Parigot de Souza II ganha horta comunitária
Terreno de 3.500 metros quadrados, destinado ao cultivo de alimentos naturais, vai beneficiar 24 famílias
Através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, o prefeito Barbosa Neto entrega amanhã (24), às 16h30, a 35ª horta comunitária no município de Londrina. O terreno, localizado na avenida Waldir de Azevedo, aos fundos da Igreja Católica, vai atender os moradores do conjunto Parigot de Souza II, região norte.
Nos 3.500 mil metros quadrados, estão plantados, de forma retangular, cebolinha, salsinha, rúcula, almeirão, brócolis, couve-manteiga e alface dos tipos crespa, lisa e roxa. Ao todo, 24 canteiros, destinados a 24 famílias, ocupam 600 metros quadrados do espaço total.
“Isso significa que cada família terá um canteiro. No entanto, por conta da dimensão do espaço, haverá a possibilidade de ampliar a metragem, assim como ampliar o número de famílias beneficiadas”, explicou o coordenador do programa de Hortas Comunitárias, Carlos Eikiti Hirooka.
O coordenador também destacou como será feita a irrigação do espaço. “Cada horta tem sua peculiaridade e diferencial. Neste caso, a água natural da mina subterrânea vai fazer o bombeamento, por meio de uma bomba elétrica instalada próxima a nascente do rio”, disse.
O projeto, além de proporcionar uma alimentação saudável à comunidade, visa ainda à revitalização de terrenos abandonados. “Em cada visita, nós notamos a aceitação da comunidade, que tem à disposição um alimento livre de agrotóxico. É um investimento em qualidade de vida. É investir em saúde”, completou Hirooka.
Foto: Luiz Jacobs