Cidade

Começam as aulas para 35.880 alunos da rede municipal

A partir de 2 de fevereiro, aulas retornam para crianças da 1ª à 4ª, de 5ª à 8ª, Educação para Jovens e Adultos 

Começam as aulas para 35.880 alunos da rede municipalA secretária municipal de Educação, Karin Sabec, divulgou as orientações acerca do começo do ano letivo na rede municipal de ensino. As aulas já iniciam no dia 2 de fevereiro. Estão matriculados 35.880 alunos, sendo 28.566 em escolas de 1ª à 4ª, 5ª à 8ª, Educação para Jovens e Adultos (EJA), educação especial e educação infantil seis (antigo pré-escolar).

Nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), estudam 1.233 crianças. Já nos centros educacionais, atendidos através de entidades filantrópicas, os CEIs, são 5.806 estudantes, o que totaliza 35.605 alunos. Atualmente, Londrina conta com 95 escolas municipais em funcionamento. Destas, 68 estão localizadas na zona urbana, 11 na região rural e 16 são Centros Municipais de Educação Infantil.

Os quatro centros, municipalizados no dia 26 de janeiro deste ano, têm capacidade para atender 275 crianças. Segundo Karin Sabec, os pais destes alunos não precisam se preocupar com as matrículas. “Porque os diretores dos CMEIs  entram em contato com as famílias para fazê-las. Além disso, as crianças que frequentavam as antigas instituições filantrópicas têm a vaga garantida no CMEI”, explicou.

Karin também comentou a situação dos estudantes que moram no residencial Vista Bela. “A Prefeitura já está disponibilizando cinco ônibus escolares para suprir essa demanda. A partir desta quinta-feira (2), início do período letivo, os ônibus já vão estar à disposição dos alunos na rua Gregório de Souza Vacário”, informou.

A princípio, os veículos utilizados são locados pelo município. Até porque, o edital de compra de cinco ônibus escolares está em processo de finalização.

Merenda escolar

A Secretaria de Educação divulgou que, em 2011, foram entregues 12.154.410 refeições nas merendas escolares distribuídas pela rede municipal de ensino. Em todos os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e nas 16 unidades de ensino em tempo integral, são distribuídas cinco refeições diárias.

Os Centros de Educação Infantil (CEI), que são mantidos pelas entidades filantrópicas, recebem ajuda municipal para a compra de 30% da merenda, o que equivale a uma refeição diária paga pela Prefeitura.

As demais unidades de ensino recebem duas refeições, por período de quatro horas de estudo. A nutricionista da Secretaria de Educação analisa o valor nutricional das refeições necessárias para as crianças e elabora o cardápio que melhor se adapta à realidade dos estudantes.

Nas regiões mais necessitadas ou próximas a assentamentos, o município distribui o cardápio da merenda principal,que pode ser servida como refeição para o almoço ou jantar. Todas as escolas recebem um lanche que conta com pão, manteiga ou requeijão, presunto, queijo, bolacha e leite com achocolatado. No almoço ou no jantar, são servidos arroz, feijão, carne, salada, fruta e suco.

Nas escolas que optam pelo cardápio alternativo, os alunos recebem bolo, lanches, como baurus, torta salgada, salada de frutas e suco, além do lanche do café da manhã ou da tarde. Já os jovens e adultos, que estudam no EJA, têm direito a uma refeição com arroz, feijão, salada e carne.

A utilização de hortifrutas no cardápio da merenda escolar está garantida para este ano, porque o município segue a Lei Federal 11.497/09, que determina que a cidade deve investir 30% dos recursos do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na aquisição de produtos da agricultura familiar.

Este ano, já foi realizado o chamamento público, em que a cooperativa COAFAS está sendo credenciada para o provimento de produtos de hortifrutas e a Secretaria de Educação realizará o pedido até 15 de fevereiro.

A merenda não será prejudicada, porque o município utiliza também recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE) na compra destes alimentos. Até maio de 2012, está sendo executado o contrato com a Marelo para compra de hortifrutas. Portanto, não vão faltar alimentos na merenda escolar da rede municipal de ensino.

Obras em andamento nas escolas

Em Londrina, estão sendo realizadas 15 obras para melhor atender os alunos da rede municipal de ensino. Atualmente, estão em construção os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) na Vila Matos (centro), no Jardim Alto da Boa Vista, no jardim Sabará III e no Jardim Maria Celina, com recursos do programa federal Proinfância e a construção do Centro de Educação Infantil no Jardim Leonor.

O município também está realizando obras na CEI Aracy Soares Conjunto, no habitacional Cafezal III; no CEI Silvana Lopes, no conjunto habitacional Vivi Xavier e no Conjunto Habitacional Avelino Vieira, onde está em construção o Centro Comunitário que será utilizado pelo CEI.

Estão sendo reformados e ampliados os CMEIs: Durvalina Pereira de Oliveira de Assis (Jardim Marabá), Marli Marques Agostinho (Distrito de Guaravera), Níssia Rocha Cabral (Conjunto Habitacional Cafezal II).

Também, estão sendo construídos centros de convivência pela Cohab nos jardins São Jorge e residencial Vista Bela, que serão destinados à Educação, para utilizá-los como centros de educação infantil.

Há outros projetos em fase de licitação, para a construção de Centros de Educação Infantil no Conjunto Residencial Vista Bela, no Jardim Horizonte (zona norte) e no Parque das Indústrias, na região sul da cidade.

O CMEI localizado no Residencial Moradas de Portugal, próximo ao Vista Bela, está em fase de licitação de projetos complementares e há mais onze centros municipais ,em que o governo municipal está pleiteando recursos com o governo federal através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Foto: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos