CMTU realiza operação durante ExpoLondrina
Companhia colocará ônibus do transporte coletivo em direção ao Parque Ney Braga e fiscalizará o trânsito e o comércio ambulante nos arredores da feira

Na próxima sexta-feira (1º), a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) iniciará uma operação especial de apoio para a realização da 60ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina). Até o término do evento, no dia 10 de abril, os agentes de trânsito terão expediente nos arredores do Parque Governador Ney Braga (zona oeste), para garantir as atividades de orientação e fiscalização do tráfego.
A atuação da CMTU inclui a disponibilização de uma linha de ônibus exclusiva àqueles que optarem pelo transporte coletivo para chegar à feira, bem como o controle do comércio ambulante na entrada do local. O início da operação foi antecedida por outros trabalhos, realizados na semana passada, como a limpeza da região e o reforço da sinalização nas vias do entorno.

Acesso – Para chegar à ExpoLondrina pela Avenida Tiradentes, os condutores deverão converter à esquerda no semáforo em frente a uma indústria de café solúvel. A partir daí, o percurso é formado pela Avenida Esperanto, Rua Osvaldo Aranha, Estoril, Rua Prata e Avenida Ouro, quando enfim é possível acessar a bilheteria e o estacionamento oficiais evento.
Para quem deseja desembarcar na entrada principal do parque, a opção é seguir pela Tiradentes, fazer o retorno no trevo da PR-445 e acessar a via marginal após um buffet instalado nas imediações. Outra alternativa, principalmente para quem parte das regiões sul e oeste da cidade, é chegar ao espaço pela PR-445 e alça de acesso para a BR-369.
Durante a semana, as ações de monitoramento do trânsito serão realizadas das 18h à meia-noite. Aos sábados, o trabalho vai das 15h às 22h, enquanto, aos domingos, será desenvolvido das 11h às 22h. Além da CMTU, o patrulhamento terá participação das polícias rodoviária Federal e Estadual (PRF e PRE), da Polícia Militar (PM) e da Guarda Municipal (GM).
Transporte – Nos dias de feira, a linha 351 – Exposição fará a ligação do Terminal Central com o Parque Ney Braga. Os coletivos, cujo ponto de embarque será no piso inferior do local de integração, na plataforma C, sairão a partir das 13h, de 15 em 15 minutos ou conforme a demanda, passando também pelo Terminal Oeste.
As viagens de retorno ao Centro ocorrerão de acordo com o volume de passageiros, já que os veículos ficarão estacionados na entrada do recinto à espera dos usuários. Para facilitar a vida de quem for assistir aos shows e rodeios, o serviço estará disponível, inclusive, até o fim dos espetáculos.
Fiscalização de ambulantes – Para coibir o comércio ilegal de produtos não previstos no Código de Posturas do Município, Lei 11.468/2011, fiscais da CMTU ficarão a postos próximo às bilheterias, das 15h às 23h45. A princípio, os ambulantes irregulares serão convidados a deixar o espaço. Em caso de reincidência e não atendimento ao pedido dos servidores, eles poderão ser multados e ter as mercadorias apreendidas.
Dicas – Para evitar transtornos e aborrecimentos, a CMTU orienta que os visitantes cheguem com antecedência ao parque, sobretudo nos dias de chuva, evitando horários muito perto dos shows e rodeios. A companhia ressalta a importância de que os motoristas obedeçam rigorosamente à sinalização. Para os pedestres, a orientação é que atravessem a BR-369 em segurança, utilizando somente a passarela em frente à entrada principal.