Região leste ganha Centro de Convivência da Pessoa Idosa
Primeira oficina programada no local será a de máscaras e colares para o Carnaval
Desde a última sexta-feira(3), Londrina passou a contar com o primeiro Centro de Convivência da Pessoa Idosa, com adaptações próprias para esse público. A inauguração do local foi feita pelo prefeito de Londrina, Barbosa Neto. Com área total de 410 metros quadrados de construção e investimento de R$ 457.000,00, o centro conta com auditório, palco, camarim, salas para atividades coletivas e individuais, salas de convivência e cozinha, além de mobiliário e equipamentos para realização de eventos, palestras, apresentações culturais, entre outros. O Centro fica na rua Gabriel Matokanovic, 260, jardim da Luz.
No centro, haverá atuação de equipe multiprofissional, composta por assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, programador cultural e técnico de gestão pública. A primeira oficina programada no local será a de máscaras e colares para o Carnaval, nos dias 9,10 e 13. Para o próximo mês, estão previstas oficinas em grupos de psicologia, serviço social, cultural e terapia ocupacional, entre outras. Mais informações e inscrições pelo telefone 3337-8826.
Barbosa Neto destacou que, apesar de ser uma política pública garantida nacionalmente, o atendimento aos idosos ainda é feito por poucos. Ele destacou o trabalho que será realizado no local, visando à inclusão e valorização do idoso na sociedade. Ele ainda ressaltou que a valorização dos idosos é mais uma ação da política pública adotada no município, que vem somar com outras ações que estão sendo feitas para a população londrinense, em diferentes áreas, como a lei do passe livre para estudantes, a construção e reforma de capelas mortuárias, reajuste nos salários dos servidores públicos municipais, entrega de uniformes e, neste ano, ainda terá a entrega de material escolar para a rede municipal de ensino, entre outras ações.
A secretária municipal do Idoso, Altina Gouveia, ressaltou que estavam entregando o tão sonhado e esperado Centro de Convivência da Pessoa Idosa, que será um espaço social e comunitário para a melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa. “Aqui, teremos atividades culturais, de lazer, educativas, entre outras. Isso com uma equipe multidisciplinar que vai atuar nos diferentes projetos, realizados com diferentes parcerias”, explicou.
O promotor de justiça da Vara do Idoso e Defesa dos Direitos do Consumidor, Miguel Jorge Sogayar, manifestou a satisfação no trabalho com a Secretaria Municipal do Idoso. Ele disse ainda que Londrina tem muita atuação na área do idoso, tanto pelo Conselho Municipal do Idoso quanto pela Secretaria.
Na solenidade de inauguração do Centro, a juíza de direito da Vara Maria da Penha, Zilda Romero, prestou uma homenagem a Miguel Quesada, que dará nome ao centro. Quesada nasceu em São Paulo, no ano de 1940, e veio para Londrina ainda criança. Ele ficou conhecido, popularmente, como Miguelzinho e tornou-se uma importante liderança comunitária.
Representantes de diferentes grupos de Idosos da cidade estiveram presentes na cerimônia, que contou com apresentações artísticas. Também, esteve presente, a ex secretária do Idoso, Liz Clara Ribeiro de Campos; a secretária municipal de Políticas Públicas para as mulheres, Sueli Galhardi; a esposa de Miguel Quesada, Edna Marinelo Pelegrino; o vereador Rodrigo Gouveia, além de representantes de sindicatos, lideranças comunitárias, entre outros.
Fotos: Vivian Honorato